Com nota do Enem, ex-detento consegue vaga em universidade

Tiago Pereira Martins assistiu aulas de cursinho na detenção, e agora começa o curso tecnólogo com bolsa de estudos

São Paulo -Tiago Pereira Martins, 35 anos, ingressou no curso tecnólogo de Segurança do Trabalho. A história seria a relativamente comum se não fosse o fato do estudante ter deixado a penitenciária ASP Joaquim Fonseca Lopes de Parelheiros, em São Paulo, em maio.

Martins teve a oportunidade, junto com outros detentos, de acompanhar as aulas online de um cursinho preparatório para o Enem PPL (Exame Nacional do Ensino Médio para pessoas privadas de liberdade) promovido pela SAP (Secretaria da Administração Penitenciária), como o R7 já havia publicado na reportagem Enem: detentos de SP fazem cursinho e sonham com faculdade.

Foto: Arquivo pessoal

“Meu sonho era cursar História, mas surgiu a oportunidade de fazer esse curso EAD (Ensino a Distância) e decidi cursar”, conta Martins. Casado e pai de três filhos, assim que saiu do sistema prisional começou a trabalhar em uma metalúrgica de laminação de metais como pintor.

Tiago Pereira Martins com os filhos

Tiago Pereira Martins com os filhos Foto: ARQUIVO PESSOAL

“Assim que comecei a trabalhar, pesquisei sobre a área de atuação de segurança do trabalho, me interessei pelo assunto, vi que o leque de atuação é amplo”, conta. “Com a nota no Enem, consegui 45% de desconto na mensalidade, conversei na empresa e eles vão pagar o restante do valor.”

Tiago contou com o apoio da família, principalmente da mulher, Rute Maria de Souza Martins, para seguir com os estudos. “Meus filhos estão orgulhosos de mim”. diz emocionado. “Agora é hora de trilhar um novo caminho.”

Anúncio