Como se proteger contra a covid na retomada da vida social

Cinemas e teatros podem ser propícios a contaminações; volta de público aos estádios não deveria ser prioridade, segundo médico

São Paulo – Com o avanço da vacinação no Brasil, muitos estados estão reduzindo as medidas restritivas, a fim de proporcionar o retorno da vida social. Mas como se proteger em locais com muita circulação de pessoas? Para o infectologista Renato Grinbaum, consultor da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia), a retomada da vida social está sendo feita por pressão de setores econômicos e deveria ser realizada de outra forma, para evitar a disseminação de variantes do coronavírus. “Um ponto de equilíbrio seria uma reabertura racional e equilibrada, com fiscalização e restrição de aglomerações, e não uma reabertura impensada e global, que traz riscos num momento de ascensão de duas variantes de risco”.

Foto: Agência Brasil

Como é possível se prevenir de contaminações em locais com muita circulação de pessoas, como bares e restaurantes? Grinbaum explica que para frequentar esses locais de forma segura, é necessária a fiscalização, a fim de evitar ambientes lotados. As principais medidas a serem adotadas são diminuir a ocupação, aumentar o distanciamento entre as pessoas e exigir comprovante de imunização contra a covid, o chamado passe vacinal.

Praias lotadas chamaram a atenção no fim de semana passado. Como se proteger nesse ambiente? “Na praia, o mais importante é o distanciamento entre as pessoas. Praias lotadas são sinônimo de perigo”, explica o infectologista.

Shoppings são ambientes fechados e com muita circulação de pessoas. Como evitar a transmissão do coronavírus em um lugar assim? Grinbaum explica que, por ter áreas amplas, as contaminações em shoppings têm o risco diminuído, mas, para isso, é preciso, haver limitação ao número de pessoas e exigência de máscaras, para evitar focos de contaminação.

Por se tratar de ambientes fechados e com muitas pessoas, é possível prevenir contaminações em cinemas e teatros? “Cinemas e teatros são ambientes propícios à transmissão”, explica Grinbaum, que recomenda o uso de máscara e a diminuição da capacidade a fim de espaçar os usuários.

Com o avanço da vacinação contra covid, muitos Estados estão fazendo eventos-teste em estádios de futebol. É possível frequentar este ambiente com segurança? Como evitar a transmissão do vírus nesse ambiente? Para Grinbaum, a reabertura de estádios não deveria ser prioridade, pois apresenta um grande risco de transmissão, desde o transporte até a permanência no local. Caso o retorno aconteça, Grinbaum recomenda “capacidade restrita, exigindo e fiscalizando uso de máscaras e distanciamento”.

Anúncio