Dia Internacional da Cerveja é comemorado nesta sexta-feira; veja combinações

A criação desse dia teve três motivações: reunir-se com amigos para saboreá-la, celebrar os fabricantes, e comemorar os tipos de cerveja de todas as nações

Manaus – O Dia Internacional da Cerveja foi criado em 2007, na Califórnia (EUA), por quatro amigos, para celebrar a bebida e os estabelecimentos que a fornecem. Nesta sexta-feira (6), os cervejeiros podem comemorar essa data com combinações que separamos especialmente para eles.

Dia Internacional da Cerveja (Gif: Divulgação)

A criação desse dia teve três motivações: reunir-se com os parceiros para saboreá-la, celebrar os responsáveis por fabricá-la e servi-la, e comemorar os tipos de cerveja de todas as nações.

Com o passar do tempo, a data serve ainda como estímulo para explorar as novas possibilidades da produção cervejeira, indo além da bebida lager, muito consumida pelo brasileiro.

Cerveja combina com o quê?

blank

A criação desse dia teve três motivações: reunir-se com amigos para saboreá-la, celebrar os fabricantes, e comemorar os tipos de cerveja de todas as nações. (Foto: Pixabay)

Para festas de casamento, reunir os amigos para um churrasco e até encontro romântico, a cerveja cai superbem e combina com receitas que você nem imagina. Para isso, é preciso analisar como a comida é preparada, quais os temperos e condimentos usados, e semelhanças no aroma.

Petiscos: batatas fritas, pastel e bolinhos vão superbem com uma Amber Lager e uma Session IPA.

Queijos: o pulo do gato aqui é harmonizar o sabor do queijo com a intensidade do lúpulo. Um queijo fresco vai bem com uma Pilsen ou Witbier. Gorgonzola é mais intenso e salgado, e combina com uma IPA ou Weizenbock. Os queijos duros, como o parmesão, combinam bastante uma Red Ale e uma Dunkel.

Carnes: a cerveja ideal para acompanhar vai depender do corte de carne que vamos consumir. Cervejas como a IPA combinam com carnes mais gordurosas, já que o amargor “corta” essa untuosidade. Boas sugestões são o cupim e a picanha. Costelinhas com molho barbecue podem harmonizar muito bem com o estilo alemão Rauchbier. Os estilos Pilsen e Extra Special Bitter podem servir como curingas na hora da degustação de carnes harmonizando com as cervejas.

Massas: a massa em si é um elemento neutro e a escolha do estilo de cerveja vai depender dos complementos, como molho e recheios. O molho branco vai bem com uma cerveja de trigo, tipo a Weizen, que possui cor amarela clara, ligeiramente turva, com bastante espuma e aromas e sabores intensos. Para o molho à bolonhesa, a sugestão é uma Belgian Pale Ale. A bebida tem sabor maltado com nota leve de caramelo e frutado de laranja ou pera, que ajudam muito na complementação que a acidez desse molho traz. E quem não dispensa aquele molho pesto, nada como as cervejas do estilo Tripel. Elas têm uma potência alcoólica e carbonatação que ajudam a minimizar as características de gordura que o molho deixa no paladar. Além disso as suas notas condimentadas e cítricas combinam bem com os toques herbais do pesto.

Sobremesas: é possível saborear doces com cervejas. O sorvete de baunilha é ótimo com uma Sout, já que as notas de chocolate da cerveja pode fazer as vezes de cobertura de sorvete. Uma torta de limão casa bem com uma Doube IPA. A acidez da torta vai ser cortada e contrabalanceada com o amargor potente da cerveja. O pudim de laranja harmoniza com a American Wheatwine, com seu dulçor e notas de vinho.

Sopas e caldos: quem gosta de incrementar e deixar a sopa mais potente dos temperos, pode apreciar cervejas no estilo Weiss. Com sua espuma cremosa e sabor frutado adocicado, elas equilibram e complementam muito esses pratos. O caldo verde com batata, couve e linguiça calabresa pode ser servido com uma cerveja English Pale Ale. Ela tem notas terrosas, amargor presente e é bem refrescante.

Comidas apimentadas: os burritos apimentados com chilli e jalapeño combinam com as IPAs. A cerveja ajudará a limpar o paladar e deixará a picância mais sutil. Já os tacos podem cair muito bem com uma quantidade grande de cervejas refrescantes. Aposte naquelas que controlam a ardência da pimenta e dos temperos fortes, como uma Pilsner ou Witbier.

Anúncio