É falso que WhatsApp vai ficar fora do ar no dia 7 de setembro

Textos, áudios e até vídeo, são usados para espalhar a falsa notícia de que o “WhatsApp vai ser bloqueado no dia 7 de setembro pelo STF”

Brasília – Um rumor que tem circulado recentemente de que o WhatsApp será bloqueado em 7 de setembro é falso. O alerta, feito pelo site Boatos, indica que mensagens de texto, áudios e vídeos têm se espalhado com uma suposta determinação do Superior Tribunal Federal (STF). Além do mensageiro, redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter são citadas.

É falso que WhatsApp vai ficar fora do ar no dia 7 de setembro . (Foto: Fabiano do Anaral/CP Memória)

O vídeo em questão mostra um trecho do canal GloboNews, de 2015, retirado de contexto. Na notícia falsa, que tem ganhado expressividade neste fim de semana, é informado que a decisão do STF visa minar as manifestações a favor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na data.

De fato, a justiça brasileira já determinou o bloqueio do aplicativo de mensagens no passado, fato que se repetiu em outras decisões. No vídeo, o apresentador Dony De Nuccio relata uma decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) em 2015. O jornalista, no entanto, não faz mais parte do quadro de funcionários da emissora.

Tome cuidado com informações falsas

Na decisão original do TJ-SP foi determinado o bloqueio por 48 horas do aplicativo a partir de 0h de 17 de setembro de 2015. A medida cautelar foi tomada porque o WhatsApp não concordou em colaborar com investigações criminais, sob o argumento de manter a privacidade dos usuários.

A disseminação da informação falsa, publicada originalmente há 6 anos, portanto, não tem qualquer relação com as manifestações programadas para a próxima terça-feira (07). Foram utilizados o trecho do programa e de outras mídias, sem destacar a data original de publicação, para que mais pessoas passassem a acreditar no material.

Várias versões mostram a falsa mensagem ou remixagem de áudios e vídeos sobre o bloqueio do aplicativo mensageiro do dia 7 de setembro.

Versão 1

“Recebi um aviso de um seguidor que o whatsapp pode sair do ar no Brasil no dia 7 de setembro. Não tenho como apurar isso, mas também não duvido. Whatsapp Twitter Facebook Instagram Tudo fora do ar, a partir de 6:00h do dia 07/09 até 20:00h Determinação dos Deuses Supremos”.

Versão 2

“Avise seus amigos e famíliares – urgente O Whatsapp poderá ser intencionalmente derrubado às vésperas ou no dia 7Set21. Pode ser por falso problema no sistema, ou por decisão judicial de um juiz de 1° Grau, numa manobra jurídica combinada. *Patriotas devem estar atentos para utilizar o Telegran ou o Signal como alternativa para as manifestações de 7Set21.*”

WhatsApp vai ser bloqueado e ficar fora do ar no dia 7 de setembro?

Não é verdade que o WhatsApp vai ficar fora do ar por determinação da Justiça no dia 7 de setembro. O que está circulando na internet são “mixes” de novas, “quase novas” e velhas fake news.

Sobre o que “há de novo”: as mensagens que apontam para o “bloqueio do WhatsApp” não procedem. Além de terem características de boatos online como serem vagas, alarmistas, terem erros de português e não citarem nenhuma fonte confiável, os conteúdos carecem de algo elementar em uma denúncia como essa: provas. E, a partir do momento que não há provas ou mesmo indícios de que haverá o bloqueio, temos apenas um boato.

(TecMundo e Boatos.org)

Anúncio