Brasília- O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu nesta quarta-feira (13) um alerta laranja indicando perigo para chuvas intensas em ao menos 9 unidades da federação, entre eles Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e Espírito Santo. O aviso meteorológico, válido até esta quinta-feira (14) às 10h, prevê chuvas e ventos de até 100 mm/dia e 100 km/h, respectivamente.
Além do alerta laranja, o instituto emitiu outro aviso de “perigo potencial” para chuvas e ventos intensos, que se estende do Amazonas até o Rio de Janeiro. Em ambos casos, o Inmet alerta para risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Nesta quarta, um manto de gelo cobriu parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, em plena primavera. A onda de frio polar, com temperaturas mínimas abaixo de 5°C e geada, surpreendeu os moradores na Serra Gaúcha, os termômetros registraram os valores mais baixos.
Em São José dos Ausentes, o Inmet apontou 5,2°C, enquanto em Cambará do Sul a mínima foi de 5,5°C. O município de Vacaria também registrou temperaturas baixas, com 6,2°C. Na capital, Porto Alegre, a temperatura mínima ficou em 13,5°C.
Veja dicas de segurança:
- Não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas;
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada; e
- Caso necessário, busque ajuda com a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193).