O brasileiro ama estar conectado à internet, seja através do celular, tablet, laptop ou computador. Os dados que existem hoje revelam que mais de 80% da população brasileira possui internet (fixa ou móvel), dados esses que constam na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do IBGE.
E o que mais impressiona positivamente é que o aumento neste percentual (comparado a 2022, quando havia 61% de usuários) se dá entre pessoas com 60 anos ou mais. Ou seja, com a necessidade de facilitar a realização de tarefas na terceira idade, tais como pagar contas e receber aposentadorias pela internet, houve uma expansão do uso e interesse nesta faixa etária.
Proteção para o Uso de Internet Móvel e Fixa
Proteger seu telefone ou laptop contra ataques cibernéticos e softwares maliciosos deve ser prioridade de qualquer usuário que precisa se conectar à internet para trabalhar, estudar, realizar transferências e demais atividades. A utilização da internet é, agora transversal a qualquer idade.
De acordo com um estudo realizado pelo provedor ExpressVPN sobre o uso de tecnologia em idades mais avançadas, 80% dos adultos ajudam os pais com tecnologia, seja para serviços bancários, de saúde ou para que estes permaneçam conectados. O mesmo estudo sublinha a necessidade de se estar vigilante e avaliar criteriosamente a informação que se recebe online.
E para aqueles que começaram a usar recentemente a internet no Brasil, entender sobre essas medidas de segurança e proteção é extremamente importante. Entre os motivos pelos quais os brasileiros usam a internet (fixa ou móvel), pode-se citar os seguintes:
- Conversar por chamadas de vídeo e voz
- Enviar e receber mensagens de voz e texto
- Enviar imagens e vídeos
- Ouvir músicas
- Ler
- Assistir a vídeos, partidas de futebol e esportes em geral
- Receber e enviar emails
Condições de Acesso à Internet no Brasil
Um dado interessante é que a maioria dos brasileiros que antes era aficcionada por televisão, hoje representa apenas 47%, ao passo que o celular foi eleito por mais de 98% como a forma preferida de acesso à internet. Grande parte da população brasileira vê o celular como o meio mais prático e usado quando se pensa em conexão à internet.
Mesmo que o número de usuários brasileiros tenha crescido consideravelmente, isto não significa que todos sejam privilegiados no que se refere a boas condições de conectividade. Apenas 22% possuem o que se pode considerar como acesso rápido à internet por meio de fibra ótica por cabo, o que certamente faz com que o celular seja escolhido como meio mais prático para acesso.
E isso faz com que os planos de celular pré-pago sejam os preferidos pelos brasileiros que, por muitas vezes, não possuem renda suficiente para arcar com planos pós-pago.
Desse modo, o brasileiro se vê com uso limitado a internet, o que de fato não coopera em nada para o acesso à informação em larga escala. O que acaba sendo favorecido aqui, neste tipo de modelo de internet móvel, é um cenário onde reina a propagação da desinformação, pois os clientes ficam reféns de uma estratégia de vendas das operadoras (no caso, em celulares com conta pré-paga) e quando a franquia é totalmente usada, os mesmos não têm mais direito a acessar a internet.