Recife – Viralizou nas redes sociais o caso de uma mulher, não identificada, que acabou sendo agredida após ser confundida por um cliente de um restaurante com uma pessoa trans. O caso aconteceu no sábado (23), na zona norte de Recife.
A vítima contou que foi abordada por um homem desconhecido enquanto estava saindo do banheiro feminino. O suspeito teria perguntado dela se ela era “um homem ou uma mulher”.
Ao questionar o motivo da pergunta, o homem teria dito que ela estava no banheiro errado e em seguida deu um soco no rosto dela acreditando que a vítima era uma pessoa trans.
A mulher tentou acionar a advogada dela e a polícia. Ainda segundo ela, os clientes do restaurante tentaram manter o homem no local até a chegada dos policiais.
Porém, segundo a vítima, os funcionários do local ajudaram o suspeito a sair do estabelecimento e ela ainda relatou que um dos garçons teria ironizado a situação,
O restaurante se manifestou e disse que a lotação do espaço, a demora para a polícia chegar e o medo do agressor estar armado motivaram a decisão de fazer com que o suspeito fosse embora.
O local informou também que eles seguiram o Protocolo Violeta, instituído pela lei municipal nº 19.061 de 2023. A norma tem como objetivo combater a violência e a importunação sexual em espaços públicos como bares, restaurantes e hotéis. Uma das ações determinadas na lei é o distanciamento da pessoa indicada como agressora.
A Polícia Civil informou que o caso foi registrado como lesão corporal pela Central de Plantões da Capital (Ceplanc).