Rio de Janeiro – O músico João DonatO, 88, morreu, nesta segunda-feira (17), no Rio de Janeiro. Grande nome da bossa nova, o pianista e compositor enfrentava problemas de saúde e chegou a ficar internado no último mês. A morte foi confirmada por amigos do artista nas redes sociais. Reconhecido dentro do Brasil e internacionalmente, João Donato chegou a ficar 26 dias internado em junho deste ano.

(Foto: Reprodução Facebook)
O compositor é conhecido por trabalhos com nomes como João Gilberto, Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Ele é famoso por ter fundido a MPB com o jazz e outro ritmos musicais latinos e caribenhos, o que fez após passar uma temporada nos Estados Unidos.
Nascido em agosto de 1934 em Rio Branco, no Acre, João Donato fez a primeira gravação profissional aos 15 anos. O pianista ainda estava na ativa e o último trabalho dele foi lançado no último dia 6, uma composição para o single de estreia do cantor Lucas Fernando.
Nas redes sociais, amigos lamentara, a morte do compositor. “Um dos grandes mestres da nossa música, João Donato. Lembro com carinho da emoção de ter tocado com ele em um programa do Serginho Groisman e ter passado a tarde no camarim conversando e escutando suas histórias foi incrível. Meus sentimentos, Donatinho e toda família. Seguiremos escutando seus acordes e suas canções”, disse Simoninha.