Pernambuco – Novos vestígios de óleo foram encontrados em diversas praias de Pernambuco na quinta-feira (25). As equipes da Semas-PE (Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade), Marinha do Brasil e outros órgãos realizaram uma vistoria nas praias no domingo (28) e encontraram fragmentos de óleo em nove municípios do estado.

Vistorias contam com o apoio aéreo de Ibama, Marinha, Semas-PE e CPRH. (Foto: Reprodução)
As cidades são Sirinhaém, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Recife, Olinda, Paulista, Igarassu, Itamaracá e Goiana. O óleo também alcançou o estado da Paraíba.
As equipes encontraram maior volume de óleo nas praias do litoral norte pernambucano. O material foi localizado na areia tanto em pequenos volumes quanto em formato de “bolotas”. As amostras dos materiais recolhidos estão em análise no Laboratório de Compostos Orgânicos em Ecossistemas Costeiros e Marinhos, da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco).
Agora, as vistorias têm o apoio aéreo do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), que realizará um sobrevoo de análise da costa e do alto-mar.
A secretaria estadual reforça a necessidade de que as prefeituras das cidades citadas intensifiquem as equipes de limpeza nas praias e orienta ainda que, caso encontrem material semelhante a óleo, façam fotos e avisem os órgãos.
Além disso, a Semas pede aos responsáveis pelos municípios que recolham o óleo e o levem para aterro sanitário industrial.
Os órgãos ambientais se reuniram novamente para monitoramento nesta segunda-feira (29), às 10h, no auditório da CPRH (Agência Estadual de Meio Ambiente).