PF vai investigar crimes ambientais na Terra Yanomami, em Roraima

O inquérito foi aberto a pedido do ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino

Roraima- A Polícia Federal vai investigar crimes ambientais na Terra Yanomami, em Roraima. O inquérito foi aberto a pedido do ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino.

(Foto: Diuvlgação/ Agência Brasil)

 

“O presidente Lula determinou que as leis sejam cumpridas em todo o país. E vamos fazer isso em relação aos sofrimentos criminosos impostos aos Yanomami”, destacou o ministro.

O Ministério da Saúde declarou emergência de saúde pública de importância nacional na Terra Indígena Yanomami na sexta-feira. A medida ocorre em razão dos graves casos de desnutrição e de malária que atingem a comunidade que vive na região.

Com a declaração de emergência, o governo cria o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE – Yanomami), que será coordenado pela Secretaria Nacional de Saúde Indígena.

A partir da publicação em Diário Oficial, o poder público fica autorizado a deslocar recursos humanos e insumos para atuar no caso. A portaria foi publicada na noite de sexta-feira (20), em edição extra do DOU.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou o estado neste sábado e afirmou que o governo se comprometerá a acabar com o garimpo ilegal.

Anúncio