Plataforma ‘X’ é derrubada no Brasil e usuários perdem acesso ao aplicativo

Principais operadoras do Brasil tiram ‘X’, antigo Twitter, do ar conforme decisão de Moraes

Brasília – As principais operadoras do Brasil já começaram a cumprir a decisão do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, e derrubaram o X – antigo Twitter – no Brasil; entre elas Vivo, Tim e Claro. A medida foi tomada após o fim do prazo de 24 horas dado pelo ministro ao bilionário Elon Musk, dono da rede social, para indicar um representante legal no Brasil. O prazo terminou às 20h07 desta sexta-feira (30). A rede social X começou a ser suspensa no início da madrugada deste sábado (31).

(Foto: Reprodução)

Clientes de operadoras, como Vivo, Claro e Oi, relataram a queda do antigo Twitter no início da madrugada. Embora a suspensão tenha começado, o X ainda podia ser acessado por parte dos usuários até a última atualização desta reportagem.

A suspensão do X foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes na última sexta-feira (30) e vale até a rede cumprir ordens judiciais, pagar multas e indicar um representante no país.

O ministro voltou atrás quando exigiu que as plataformas proibissem os usuários de baixarem aplicativos por meio de uma rede virtual chamada de ‘VPN’, que simula a localização de um usuário em outro país.

Moraes defendeu, durante homenagem no Ministério Público de São Paulo, a importância da sociedade direcionar as tecnologias, inclusive as redes sociais, para o benefício coletivo. Sem mencionar diretamente a polêmica com a plataforma X e com o empresário Elon Musk, o jurista falou nesta sexta-feira (30) sobre a necessidade da categoria atuar com sensibilidade às necessidades coletivas, ousadia e coragem.