‘Prêmio Maria Lúcia Pereira’ recebe inscrições até 21 de fevereiro

Edital prevê seleção de até 30 projetos e premiação de até R$ 50 mil por proposta. Objetivo é inspirar a formulação e o aprimoramento de políticas públicas

Brasília – Foram prorrogadas até 21 de fevereiro as inscrições para o Prêmio Maria Lúcia Pereira de Iniciativas Inovadoras na Política Sobre Drogas. Entidades privadas sem fins lucrativos e coletivos podem se inscrever gratuitamente pelo site da premiação, onde também é possível acessar o edital na íntegra.

(Foto: Divulgação)

A iniciativa prevê cinco categorias de premiação: desenvolvimento social comunitário; educação sobre drogas e saúde mental para adolescentes e jovens; acesso à Justiça; comunicação; e saúde integral e dignidade humana. Serão selecionados e premiados até 30 projetos, com o valor unitário de até R$ 50 mil, de acordo com a ordem de classificação.

O prêmio busca mapear e valorizar iniciativas e tecnologias sociais inovadoras. O objetivo é inspirar a formulação e o aprimoramento de políticas públicas para o enfrentamento do uso problemático de drogas junto a populações vulnerabilizadas.

Prêmio

A iniciativa homenageia a baiana Maria Lúcia Pereira, uma das maiores referências brasileiras na prática de redução de danos e na luta pelos direitos humanos da população em situação de rua.

O prêmio é promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com a Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo (Separ), do Ministério da Igualdade Racial (MIR), no âmbito da Estratégia Nacional de Acesso a Direitos para a População Negra e Periférica na Política sobre Drogas.