Terremoto atinge o Atlântico próximo a Fernando de Noronha; não há risco de tsunami

Há alerta para a possibilidade de réplicas nas próximas horas ou dias, mas não há riscos de tsunami, segundo Rede Sismográfica Brasileira

Manaus – A Rede Sismográfica Brasileira confirmou que um terremoto de magnitude 6,9 foi registrado na noite desta sexta-feira (18) próximo ao arquipélago de São Pedro e São Paulo.

O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte registrou o evento às 21h43 (horário de Brasília).O epicentro foi localizado a cerca de 282 km a leste de São Pedro e São Paulo, a 816 km a nordeste de Fernando de Noronha, 1.193 km de Natal e 1.338 km do Recife.

“Dada a magnitude e a proximidade de São Pedro e São Paulo é possível que o evento tenha sido sentido pelos pesquisadores que da região”, destacou a Rede Sismográfica Brasileira. Há alerta para a possibilidade de réplicas nas próximas horas ou dias, mas não há riscos de tsunami.

Isso porque o movimento da falha sísmica é do tipo transcorrente, ou seja, há apenas um movimento horizontal, e não o vertical que pode gerar tsunamis.

Com informações do Diário de Pernambuco*

Anúncio