Varíola do macaco: casos confirmados dobram em três dias e chegam a 76 no Brasil

Brasil enfrenta transmissão comunitária, ou seja, o vírus já infectou pessoas que não viajaram nem tiveram contato com quem viajou

São Paulo – O número de casos de varíola do macaco, doença causada pelo vírus monkeypox, confirmados no Brasil chega a 76, mostram dados divulgados neste domingo (3) pelo Ministério da Saúde.

(Foto: REPRODUÇÃO/NHS ENGLAND HIGH CONSEQUENCE INFECTIOUS DISEASES NETWORK)

Com a atualização, é possível afirmar que a quantidade de infecções no país dobrou (+105%) somente nos últimos três dias, já que na sexta-feira (1º) havia 37 registros positivos da doença.

Até o momento, os casos estão distribuídos entre o Distrito Federal (1) e os estados do Rio Grande do Norte (1), Minas Gerais (2), Rio Grande do Sul (2), Ceará (2), Rio de Janeiro (16) e São Paulo (52).

Diante da evolução das ocorrências, o Ministério da Saúde diz seguir “em articulação direta com os estados para monitoramento dos casos e rastreamento dos contatos dos pacientes”.

O Brasil já enfrenta transmissão comunitária da doença, ou seja, o vírus já infectou pessoas que não viajaram nem tiveram contato com quem esteve em países onde há surto da infecção, como Espanha e Portugal.

Anúncio