Florianópolis – A Câmara de Vereadores de Florianópolis aprovou uma advertência pública escrita ao vereador Marquinhos Silva (PSC), denunciado por assédio contra a também vereadora Carla Ayres (PT).
O caso aconteceu em dezembro de 2022 e foi flagrado por uma das câmeras que transmitiam a sessão na internet.
A decisão pela punição ocorreu na última segunda-feira (14), após o caso tramitar durante meses no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.
Os vereadores aprovaram o parecer da relatora Maryanne Mattos (PL) pela representação contra Silva. Foram 18 votos favoráveis e apenas um contrário.
A decisão foi criticada pela vereadora Carla Ayres. Em suas redes sociais, ela afirmou que a advertência pública escrita não é proporcional à quebra de decoro parlamentar constatada nas imagens. “A advertência pública escrita é a punição mais branda prevista na referida lei”, afirmou. Já a punição mais grave seria a cassação do mandato do parlamentar.
O vereador Marquinhos Silva afirmou, na sessão em que foi aprovada a punição, que errou e já se desculpou diversas vezes. Ele reclamou de que a vereadora optou por expor o fato e não o contextualizou, com fotos que mostrariam que eles tinham uma relação de se abraçar e tirar selfies em outras oportunidades. “Não admito ser taxado de abusador sexual”, afirmou Marquinhos.