VÍDEO: Justiça nega prisão e amplia afastamento de professor que elogiou Hitler em SC

No vídeo gravado por alunos que repercutiu na internet, o professor afirma que tem admiração pelo nazista

Santa Catarina – A Justiça de Santa Catarina rejeitou um pedido do Ministério Público de prisão preventiva do professor da rede estadual de ensino Rubenval Sérgio Duarte, filmado por alunos ao elogiar o ditador nazista Adolf Hitler em sala de aula.

(Foto: Reprodução – Redes Sociais)

No vídeo, que repercutiu nas redes sociais, Rubenval confirma com veemência que apoia as atitudes do ditador. “Tenho admiração por Hitler, enormemente”, disse aos estudantes.

O inquérito no qual o professor é investigado é sigiloso. A informação de que o pedido de prisão preventiva foi negado foi divulgada pelo Ministério Público de Santa Catarina.

O juízo da 2ª Vara de Imbituba, cidade do litoral catarinense em que se deu o episódio, determinou que, em vez de preso, Rubenval seja afastado por 180 dias do exercício das funções.

Ele já respondia a um processo administrativo disciplinar perante a Secretaria Estadual de Santa Catarina e havia sido afastado no fim de 2022, por causa de outras declarações de apreço pelo nazismo.

Diante do novo incidente, o órgão determinou um novo afastamento, por 60 dias, no âmbito administrativo. Esse prazo será estendido para atender à determinação da Justiça.

Rubenval Duarte é investigado pela 40ª Promotoria de Justiça de Imbituba e pelo Núcleo de Enfrentamento aos Crimes de Racismo e Intolerância.

Leia na íntegra a nota da SED

A SED (Secretaria de Estado da Educação), por meio da Coordenadoria Regional de Laguna, informa que, assim que tomou conhecimento da conduta do professor na manhã desta terça-feira (14) começou a tomar todas as medidas cabíveis, visto que há um processo em andamento. O afastamento do professor foi prorrogado 60 dias e a SED informa que irá tomar todas as providências dentro da legalidade.

Veja vídeo:

Anúncio