VÍDEOS: deputada é atingida por gás de pimenta durante ato de indígenas

A polícia legislativa disse que usou gás lacrimogênio para conter uma confusão, em frente ao Congresso

Brasília – A deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG) foi atingida por bombas de gás de pimenta durante a marcha “A Resposta Somos Nós”, que faz parte da programação do Acampamento Terra Livre (ATL), nesta quinta-feira (10), em Brasília. A polícia legislativa disse que usou gás lacrimogênio para conter uma confusão, em frente ao Congresso Nacional, ao final da marcha de indígenas.

(Foto: Reprodução)

De acordo com informações, os indígenas saíram do acampamento, que fica junto da antiga Funarte, por volta das 17h, e caminharam em direção ao Congresso Nacional. Ao chegar em frente à Câmara dos Deputados, alguns indígenas avançaram e derrubaram grades de proteção que cercavam o prédio. Durante a confusão, a polícia legislativa usou gás lacrimogênio para conter o grupo. A deputada Célia Xakriabá que estava a frente do grupo acabou sendo atingida por bombas de gás de pimenta.

Em suas redes sociais, a deputada informou que era uma ação pacífica e que não entendeu a atitude da polícia que duvidou que ela seria parlamentar.

Em nota, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) repudiou os atos de violência do Congresso anti-indígena, cometidos pelo Departamento de Polícia Legislativa (DPOL) e pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), durante a marcha.

A parlamentar foi à Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados prestar depoimento e, depois, recebeu atendimento médico por ter passado mal.

Veja vídeos: