Sergipe – Um homem identificado como Genivaldo de Jesus Santos, 38 anos, foi morto por asfixia dentro de uma viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta quarta-feira (25) em Umbaúba, litoral sul de Sergipe.

(Foto: Reprodução)
De acordo com o laudo do Instituto Médico Legal (IML) de Sergipe, a vítima morreu por asfixia mecânica e insuficiência respiratória aguda.
Veja vídeo do momento da abordagem:
Segundo informações de testemunhas e da PRF, o homem foi preso pelos policiais, mas resistiu a prisão. Ele foi rendido por polícias e colocado dentro porta-malas da viatura e logo após, enquanto um policial segura a porta, o outro joga grande quantidade de gás.
Após o compartimento ser aberto novamente, o homem não se movia mais. A equipe o levou para o hospital, onde foi constatado o óbito de Genivaldo.
Conforme o portal Metrópoles, o sobrinho da vítima, que presenciou toda a situação, disse que o tio sofria de esquizofrenia e tomava remédios há 20 anos. “Eles pediram para que ele levantasse as mãos e encontraram no bolso dele cartelas de medicamentos. Meu tio ficou nervoso e perguntou o que tinha feito. Eu pedi que ele se acalmasse e que me ouvisse”, afirmou.
Em nota a PRF disse que Genivaldo “resistiu ativamente a abordagem da equipe”.
“Na data de hoje, 25 de maio de 2022, durante ação policial na BR-101, em Umbaúba-SE, um homem de 38 anos resistiu ativamente a uma abordagem de uma equipe PRF. Em razão da sua agressividade, foram empregados técnicas de imobilização e instrumentos de menor potencial ofensivo para sua contenção e o indivíduo foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil em Umbaúba.
Durante o deslocamento, o abordado veio a passar mal e socorrido de imediato ao Hospital José Nailson Moura, onde posteriormente foi atendido e constatado o óbito. A equipe registrou a ocorrência na Polícia Judiciária, que irá apurar o caso.
A Polícia Rodoviária Federal em Sergipe lamenta o ocorrido e informa que foi aberto procedimento disciplinar para averiguar a conduta dos policiais envolvidos”.
Corpo recebido com aplausos
O corpo de Genivaldo chegou um cemitério de Umbaúba sob aplausos emocionados nesta quinta-feira (26). “Queremos justiça! Umbaúba chora”, gritava a população. Além disso, a população protestou nas ruas da cidade.
O Ministério Público Federal (MPF) informou que abrirá um procedimento para acompanhar as investigações.