AGU prorroga força-tarefa em defesa da Amazônia

A previsão inicial era de a equipe funcionasse até o dia 24 de março, mas diante do grande volume de trabalho, a Força-Tarefa deve manter os trabalhos até 24 de setembro

Brasília – A Advocacia-Geral da União prorrogou por mais seis meses a atuação da Força-Tarefa em Defesa da Amazônia. O grupo foi criado em setembro do ano passado para propor ações na Justiça contra grandes desmatadores da floresta. A previsão inicial era de a equipe funcionasse até o dia 24 de março, mas diante do grande volume de trabalho, a Força-Tarefa deve manter os trabalhos até 24 de setembro. São 20 integrantes, sendo 15 membros da Procuradoria-Geral Federal (órgão da AGU que representa judicialmente autarquias como Ibama e ICMBio) e cinco da Procuradoria-Geral da União. Além do grupo, as Procuradorias Federais Especializadas junto ao Ibama e ao ICMBio também fornecem suporte à propositura das ações. Até o momento, a Força-Tarefa protocolou um total de 45 ações contra 92 pessoas com objetivo de recuperar 60 mil hectares de área desmatada e cobrar R$ 1,3 bilhão dos infratores ambientais. Em ao menos nove ações a AGU já obteve decisão integral ou parcialmente favorável.

Comprometimento

O reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) publicou vídeo mostrando que a instituição de ensino está mantendo a produção de protetores faciais 24 horas para atender a demanda dos órgãos de saúde no Amazonas no combate ao Covid-19.

Atendimento

O procurador da República Igor da Silva Spindola instaurou inquérito civil para apurar morosidade quanto a marcação de cirurgia de retirada de nódulos no pescoço pelo Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV).

Cadastro

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) divulgou que 5.388 eleitores de Tefé não fizeram o recadastramento biométrico e podem ser os títulos eleitorais suspensos. A cidade contabiliza 4 mil eleitores.

Filme

O curta metragem ‘O Caso Tucumã’, produzido na Oficina de Produção Audiovisual (OPA), oferecida gratuitamente no Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas foi selecionado ser anunciado na seleção oficial do 3º Festival de Cinema de Jaraguá do Sul (SC), que tem previsão para ocorrer em maio de 2020.