Alcolumbre dialoga para pacificar relação com Planalto

Coube ao chefe do Legislativo, o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), o papel de bombeiro para tentar apaziguar os ânimos entre Bolsonaro e o STF

Brasília – Diante do acirramento da crise entre o presidente Jair Bolsonaro e o Supremo Tribunal Federal, coube ao chefe do Legislativo, o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), o papel de bombeiro para tentar apaziguar os ânimos. O parlamentar foi ao Palácio do Planalto dizer a Bolsonaro ser preciso “pacificar o País” e que os confrontos diários não levariam a lugar algum. Como resposta, ouviu do presidente reclamações sobre a atuação de ministros da Corte. O encontro, fora da agenda, ocorreu horas após Bolsonaro ameaçar descumprir decisões do Supremo Tribunal Federal. Segundo interlocutores do Palácio do Planalto, a reunião teve momentos tensos e, inicialmente, contou com a participação dos ministros André Mendonça (Justiça) e José Levi (Advocacia-Geral da União). Antes de se reunir com Bolsonaro, Alcolumbre conversou com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e ministros do Supremo. O recado que levou ao presidente foi de que algumas atitudes do chefe do Executivo tem causado desconforto.

Sem eleição

Em carta aberta encaminhada ao Congresso Nacional, aos deputados e senadores do Estado e à sociedade, a Associação Amazonense de Municípios (AAM) e Confederação Nacional de Municípios (CNM) solicitam a não realização das eleições deste ano.

Unificação

As entidades propõem a unificação dos mandatos dos prefeitos e vereadores, com os demais cargos eletivos estaduais e federais e a realização de eleições gerais em 2022.

Reabertura

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/AM) Ralph Assayag participou de sessão plenária virtual da Câmara Municipal de Manaus (CMM), onde falou sobre reabertura do comércio na cidade no início do mês de junho. A tribuna foi um pedido do vereador Marcel Alexandre (Podemos), que enfatizou a importância de discutir o assunto.

Agendamento

Foi sancionada Lei Estadual proposta pelo deputado estadual Fausto Jr (PRTB) que autoriza o funcionamento de clínicas médicas e consultórios particulares em todo Amazonas. O funcionamento está condicionado a regras como agendamento antecipado dos atendimentos e o controle do número de pessoas nos consultórios.