Audiência na Câmara celebra Dia dos Povos Indígenas

O evento contou com a presença de mulheres líderes indígenas, representantes da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib)

Brasília – A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) celebrou o Dia Internacional dos Povos Indígenas. O evento contou com a presença de mulheres líderes indígenas, representantes da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib). A Apib é uma das organizadoras da Marcha das Mulheres Indígenas, que começou no sábado, 10, e vai até terça-feira, 13, em Brasília, com o tema “Território: nosso corpo, nosso espírito”. Sônia Bone Guajajara, da Apib da região Norte, informou que a marcha terá entre 1,5 mil e 2 mil mulheres, representando cerca de 100 povos. Ela disse que a mobilização é importante para a conquista e a preservação de direitos e citou, como exemplo, a manutenção da demarcação das terras indígenas com a Funai. A intenção do governo era deixar essa questão com o Ministério da Agricultura, mas durante a tramitação da MP 870/2019 no Congresso, a responsabilidade voltou para a Funai, como as lideranças indígenas pretendiam. A líder também lamentou o que chamou de “agenda perigosa” do governo.

Futebol

A disputa da final da série D do Campeonato Brasileiro, em Manaus, no próximo domingo, 18, promoverá uma correria pelos ingressos. Uma semana antes do jogo, todos os 68 camarotes, disponíveis pelo valor de R$ 2 mil, já estão esgotados.

Sopa

Em um ano cresceu o número de sopas distribuídas pelo programa S.O.S Cidadão da Secretaria de Estado de Assistência Social. Em julho do ano passado, foram distribuídos 78 mil litros de sopa, número que subiu para 82 mil em julho deste ano.

Gestão

A Prefeitura de Manaus encaminhou à Câmara Municipal de Manaus (CMM) mensagem para criação do Conselho Municipal de Gestão Estratégica. O conselho visa fortalecer as diretrizes desenvolvidas quanto à modernização da gestão e reforçar o planejamento e execução da política de Mobilidade Urbana.