A Comissão de Meio Ambiente (CMA) aprovou ontem projeto que aumenta penas para os crimes relacionados ao garimpo ilegal. Para os crimes de garimpagem de grande proporção contra patrimônio da União, a pena passará a ser de reclusão. O projeto do senador Fabiano Contarato (PT-ES), recebeu parecer favorável sob a forma de um substitutivo do senador Alessandro Vieira (MDB-SE). O parecer foi lido na reunião pelo senador Paulo Paim (PT-RS). A matéria segue para decisão final na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O texto original triplica as penas mínimas para crimes de garimpo ilegal — de três a seis anos de reclusão, além do pagamento de multa. A proposta altera lei que defina os crimes contra a ordem econômica e cria o Sistema de Estoques de Combustíveis, em relação à exploração de matéria-prima pertencente à União sem autorização legal ou em desacordo com as obrigações impostas pelo título autorizativo. Contarato destacou na defesa do projeto dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que apontam aumento de 787% do garimpo ilegal em terras indígenas entre 2016 e 2022.
Proposta
A Câmara Municipal de Manaus (CMM) deliberou ontem projeto de lei que garante meia-entrada para pessoas com Transtorno do Espectro Autista e seus acompanhantes em eventos culturais, esportivos e de lazer.
Empregos
O mercado de trabalho formal no Amazonas registrou um saldo positivo de 2.059 vagas em maio de 2025, segundo os dados do Novo Caged divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. No período, foram 26.251 admissões contra 24.192 demissões.
Registro
O corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos reuniu com o prefeito do município de Novo Airão, Otávio Farias para o estabelecimento de ações conjuntas em preparação para um mutirão de registro civil na etnia Waimiri-Atroari.
Turismo no Estado 1
Para promover para o mundo a diversidade cultural e natural do Amazonas, a Embratur promove até esta quarta-feira uma press trip com jornalistas do Reino Unido.
Turismo no Estado 2
O roteiro passa por Manaus e Parintins. O grupo ainda conhecerá experiências de imersão na natureza em Anavilhanas, um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo, visitas a comunidades artesãs em Novo Airão e pontos culturais de Manaus, como o histórico Teatro Amazonas e o Mercado Municipal.
Visita
A ex-presidente argentina Cristina Kirchner pediu, nesta terça-feira (1º), permissão à Justiça para que o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva possa visitá-la em prisão domiciliar em Buenos Aires, onde cumpre uma pena de seis anos por corrupção, confirmou o juiz responsável.
Trump avalia expulsar Musk dos Estados Unidos
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sinalizou nesta terça-feira (1º) que poderia deportar o bilionário e seu ex-aliado político, Elon Musk, ao ser perguntado por uma repórter.
Campos Neto cargos executivos no Nubank
Ex-presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto assumiu os cargos de vice-chairman e chefe global de políticas públicas do Nubank, um das maiores serviços financeiros da América Latina.
Procon multa Uber e 99 por serviço irregular de mototáxi

(Foto: Bruno Peres/ABr)
O Procon de São Paulo multou duas empresas por oferecerem serviço de mototáxi de forma irregular. De acordo com o órgão, tanto Uber quanto 99 continuaram a operar o serviço mesmo com a decisão judicial que o impedia na capital paulista. A Uber foi multada em R$ 13 milhões e a 99 em R$ 3 milhões.

(Foto: Divulgação/Nasa)
O serviço de streaming Netflix anunciou que irá disponibilizar lançamentos de foguetes e caminhadas espaciais, após uma aliança com a Nasa. A aliança busca “aproximar mais o espaço de casa”