Baleia-franca nascida no Brasil é vista nas Ilhas Geórgia do Sul

A descoberta foi possível devido ao trabalho conjunto iniciado em 2018 com a Inglaterra. O mamífero foi avistado em janeiro deste ano

Brasília – Nascida no Brasil em 2002, a baleia-franca foi vista pela primeira vez em uma área de alimentação nas Ilhas Geórgia do Sul, na região de convergência com a Antártica, no Atlântico Sul. A descoberta foi possível devido ao trabalho conjunto iniciado em 2018 com a Inglaterra. O mamífero foi avistado em janeiro deste ano. A descoberta foi anunciada nesta semana pela bióloga Karina Groch, coordenadora de pesquisa do Projeto Franca Austral.

Foto: Divulgação / Petrobras

Nota 1

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) obteve a nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) referente à avaliação trienal 2017-2019, segundo dados divulgados na pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Nota 2

O conceito inédito, obtido pela Ufam em 2019, é um indicador de qualidade que avalia as Instituições de Educação Superior em uma escala de 1 a 5, sendo a nota máxima cinco. Das 106 instituições de educação superior públicas federais com o IGC avaliado em 2019, 71% atingiram os conceitos 4 e 5 do indicador.

CPI

A presidência e relatoria da CPI da Covid no Congresso Nacional vão investigar, além dos contratos assinados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as gravações dos vídeos das reuniões da diretoria da agência. Segundo parlamentares, os senadores vão pedir acesso ao material “o mais rapidamente possível”. O objetivo é analisar se a diretoria agiu com posicionamentos ideológicos.

blank

Chegaram à Terra, neste domingo (2), na costa da Flórida, nos Estados Unidos, os quatro astronautas da missão da Space X e da Nasa, a agência espacial norte-americana. Depois de 160 dias no espaço, a tripulação deixou a Estação Espacial Internacional (Foto: Nasa/Bill Ingalls)

Anúncio