Brasília- Com a maior quantidade de mulheres senadoras da história do Senado, a nova legislatura se inicia com a perspectiva de avanços por parte das senadoras. Apesar de não ocuparem nenhum dos cargos já definidos na Mesa, elas ainda aguardam a definição dos quatro postos restantes, além das vagas nas comissões. O novo ano já começa com uma conquista, que é o compromisso assumido pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, de colocar uma mulher à frente do novo colegiado que será criado para a defesa da democracia.A senadora Leila Barros, Procuradora Especial da Mulher no Senado, afirmou que ainda são grandes os desafios enfrentados pela bancada feminina. Na quinta-feira (2), após a eleição dos membros da Mesa do Senado, ela criticou o fato de, mais uma vez, não haver uma mulher na composição.
Supervisão
A desembargadora Luiza Cristina Nascimento da Costa Marques comandou primeira reunião à frente da supervisão do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Tribunal de Justiça do Amazonas.
Elogio
Ela ressaltou a importância do cumprimento das atribuições do Grupo, além das ações do Programa Fazendo Justiça (CNJ/PNUD) e das metas para a conquista do “Selo Diamante” no Prêmio CNJ de Qualidade.
Pavimentação
No município de Jutaí, a prefeitura local promete investir R$ 2 mi para pavimentação tapa buraco naquela cidade. O valor será pago à empresa Futura Engenharia Ltda. e o contrato tem vigência de 180 dias.
Inclusão
O Curso de Licenciatura em Letras Libras da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), realizará entre os dias 14 e 16 de fevereiro, a 5ª Semana de Letras Libras Ufam com o tema ‘Políticas da Educação Bilíngue para Surdos’.
Crimes
Luiz Carlos Basseto Júnior, o homem que hostilizou o advogado de Lula, Cristiano Zanin, no banheiro do aeroporto de Brasília, foi indiciado pela Polícia Civil do Distrito Federal por três crimes.
Educação
Projeto no Congresso Nacional determina a distribuição de vales educacionais para que o estudante da educação básica possa frequentar a instituição de ensino particular mais próxima de sua casa quando não houver vaga disponível na rede pública.
Garimpeiros ilegais fogem de Terras Yanomami antes de operação
(Foto: Divulgação/Greenpeace)
O governo federal diz ter informações de inteligência sobre um fluxo relevante de garimpeiros que estão deixando a Terra Indígena Yanomami. Temos essa informação de que muitos garimpeiros estão saindo. É bom que saiam, assim a gente diminui a operação que vai ser feita. Se eles saem sem precisar da força policial, é melhor para todo mundo”, disse Sonia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas.
(Foto: Reprodução/Rede social)
O embaixador da União Europeia no Brasil, Ygnacio Ybáñez, pediu desculpas após criticar ontem a postura do presidente Lula (PT) em relação aos regimes autoritários da Venezuela, Cuba e Nicarágua.
Benefício exigirá vacinação
O presidente Lula (PT) afirmou que uma das condicionantes para receber o Bolsa Família será ter a carteira de vacinação das crianças em dia.
Torres pede ao STF saída da prisão
O ex-secretário de Segurança Pública Anderson Torres pediu a revogação da prisão preventiva imposta pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.