Brasil tem número recorde de eleitores no exterior

Lisboa é a cidade com maior quantidade de brasileiros habilitados a votar

Cerca de 697 mil brasileiros com domicílio eleitoral no exterior estão aptos a votar em 2022 exclusivamente para os cargos de presidente e vice-presidente da República. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número é 39,21% maior que o da última eleição, em 2018, quando ultrapassou 500 mil. Este ano, os eleitores brasileiros poderão votar em 181 cidades estrangeiras. A pedido do Ministério das Relações Exteriores, o TSE autorizou postos de votação fora da sede das embaixadas e repartições consulares em 21 países. Lisboa é a cidade com maior quantidade de brasileiros habilitados a votar, com 45,2 mil eleitores. Em seguida, aparecem Miami e Boston, ambas nos Estados Unidos, com 40,1 mil e 37,1 mil eleitores, respectivamente. Também há número considerável em Nagoia, no Japão, com 35,6 mil brasileiros, e em Londres, na Inglaterra, com 34,4 mil. O TRE do Distrito Federal é o órgão responsável por organizar a votação no exterior, com apoio de consulados e missões diplomáticas nos respectivos países.

IPVA

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) vai pagar R$ 45 mil à Fundação Instituto De Pesquisas Econômicas (Fipe) para realização de pesquisa e cotação dos valores venais dos veículos automotores terrestres para ser utilizada como base de cálculo da cobrança de IPVA do Amazonas em 2023.

Avião

A Prefeitura de Maués homologou licitação no valor de R$ 4 milhões para contratar as empresas CTA – Cleiton Táxi Aéreo Ltda. e Cunha Táxi Aéreo para prestar serviços de prestação de serviço de frete de táxi aéreo.

Palestra

O Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), em parceria com o Centro Educacional de Trânsito da Honda (CETH), realizou, a palestra “Harmonia no Trânsito” que destacou a importância da segurança no trânsito aos servidores que atuam no Setor de Transportes do Ministério Público do Amazonas (MP-AM).

Zona Franca

A Zona Franca de Manaus pode se transformar num modelo para o Brasil, tirando proveito do potencial trazido pela tecnologia 5G para impulsionar sua produtividade industrial, segundo o general Algacir Polsin, superintendente da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

Cosméticos

Proposta em tramitação na Câmara dos Deputados sugere urgência na aprovação dos PPB de cosméticos para a Amazônia. A indicação cita que um dos maiores produtores mundiais de medicamentos sólidos ou genéricos, hoje em operação em Manaus, esperou cinco anos para licenciar seu projeto industrial com o PPB.

Imposto

Uma medida provisória editada pelo presidente Jair Bolsonaro reduz a zero o Imposto de Renda devido por estrangeiros que têm investimentos no Brasil.

Produtos

Projeto de lei exige que hipermercados, supermercados e atacadistas disponibilizem no interior das lojas um informativo listando os dez produtos que mais tiveram aumento no preço nos últimos 15 dias. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

Entra em vigor lei com regras para facilitar a contratação de mulheres

blank

(Foto: Divulgação/Agência Câmara)

Entrou em vigor lei federal que cria o Programa Emprega + Mulheres, com normas para incentivar a empregabilidade das mulheres. A lei tem prevê para as mulheres regras mais flexíveis de trabalho e férias, cria o benefício do reembolso-creche, em substituição ao berçário nas empresas, além de medidas de apoio à volta ao trabalho após a licença-maternidade. O programa estímulo à ascensão profissional em áreas estratégicas e paridade salarial.

blank

(Foto: Divulgação/PF)

Apuração – A obtenção fraudulenta, por despachantes com atuação no Exército, de Certificado de Registro (CR) para atiradores e caçadores foi alvo da Operação Registro Armado, da Polícia Federal, na última sexta-feira (23).

Anúncio