Câmara avalia projeto que cria programa na Amazônia

O programa prevê a concessão de bolsas para pesquisas, com prioridade de concessão para pesquisadores vinculados às instituições sediadas na Região Amazônica

Manaus – Está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) projeto que cria o Programa Mais Ciência Amazônia. A intenção é estimular a produção e divulgação de conhecimento científico a partir do estudo da sociobiodiversidade amazônica.

O programa prevê a concessão de bolsas para pesquisas nessa área. De acordo com o Projeto de Lei 388/2018, a prioridade na concessão das bolsas é para pesquisadores vinculados às instituições sediadas na Região Amazônica e para pesquisadores de outras regiões cujo objeto de investigação esteja associado ao programa. Também podem ser feitos editais específicos para o programa.

O custeio das bolsas deve ser do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, além de outros órgãos. O projeto prevê uma ordem de prioridade. Primeiro, pesquisadores formados no Brasil ou com diploma reconhecido ou revalidado. Depois, pesquisadores brasileiros formados no exterior. Por último, serão aceitos pesquisadores estrangeiros formados no exterior, mas que atuem no Brasil.

Votos
Os deputados Belarmino Lins e Dermilson Chagas, ambos do Partido Progressista (PP), anunciaram que irão votar no também deputado Josué Neto (PSD) para a presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE), na eleição desta sexta. Na semana passada, Belarmino Lins retirou sua candidatura à presidência.

Laudos
Técnicos da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) poderão utilizar os laudos das aferições realizadas pelo Instituto de Pesos e Medidas no Amazonas (Ipem) nos hidrômetros.

BR-319
O governador do Amazonas, Wilson Lima, debateu, ontem, com o procurador-chefe em exercício do Ministério Público Federal, Rafael da Silva Rocha, sobre a BR-319 (Manaus-Porto Velho). Lima participará, no dia 5 de fevereiro, da reunião no Ministério de Infraestrutura marcada pelo deputado eleito Pablo Oliva (PSL-AM), com a presença da bancada.

Caracas 1
Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ) protestaram contra a detenção do repórter Rodrigo Lopes, do jornal Zero Hora, em Caracas, na Venezuela, e criticaram o governo Maduro.

Villas Bôas é o novo assessor de Augusto Heleno
O ex-comandante do Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas foi nomeado, nesta quarta-feira, para o cargo de assessor especial do ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência (GSI), general Augusto Heleno.

Juan Guaidó pede ajuda ao Brasil, diz Mourão
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, disse que o Brasil estuda formas de atender ao pedido de ajuda humanitária do presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Juan Guaidó, que se autoproclamou presidente interino, no dia 23.