Câmara cumpre papel e abre CPIs para apurar gestão David

Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) provaram que não aceitam pressão e que, acima de tudo, estão dispostos a esclarecer os graves indícios envolvendo a gestão da Prefeitura

O exercício da Política em Manaus prova que caminha para a civilidade e a uma atuação mais republicana com a instalação de duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) para apurar denúncias envolvendo a gestão do prefeito David Almeida. Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) provaram que não aceitam pressão e que, acima de tudo, estão dispostos a esclarecer os graves indícios envolvendo a gestão da Prefeitura, assim como eventual envolvimento de familiares e conhecidos do prefeito com benefícios envolvendo recursos públicos do erário municipal. A reação exasperada da base aliada de David peca pelo excesso para defender antecipadamente o prefeito. Se aceitassem a apuração e tentassem mostrar nada haver de errado na gestão, poderiam até convencer a população da retidão da Prefeitura. Mas, reagem contra. E isso levanta ainda mais suspeitas. Quem não deve não teme.

Pensão 1

Com a promessa de dar mais celeridade a processos de pagamento de pensão alimentícia em tramitação há mais de 3 anos, a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) instituiu o Grupo de Trabalho “Pensão em Dia”.

Pensão 2

O grupo terá como foco a atualização de cálculos, a verificação de endereços e a realização de audiências, garantindo a regularização do crédito alimentar para crianças e adolescentes.

Indústria

Em julho, a produção industrial do Polo de Manaus cresceu 6,9% em relação a junho. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a alta foi de 12%. No acumulado do ano e dos últimos 12 meses, o crescimento foi um pouco menor, de 3,4% e 0,4%..

Prevenção

Em alusão à campanha Setembro Amarelo, o Tribunal de Contas do Amazonas realizou ontem um evento com foco na conscientização sobre a prevenção ao suicídio e promoção da saúde mental.

Transporte

Acontece hoje em Manaus, o evento “Porto de Chancay: Oportunidades e Desafios para Integração com a Zona Franca de Manaus e Amazônia” para discutir integração comercial  na região e reduzir tempo de transporte de cargas até a China.

Doações

O PL gastou R$ 2,7 milhões com as candidaturas da família Bolsonaro desde o  pleito de 2024 até ontem. Três membros da legenda estão concorrendo nas eleições neste ano.

Seca na Amazônia é assunto de secretário da ONU

“A seca que atinge a Amazônia tem uma relação direta com as mudanças climáticas”, disse ontem secretário-geral da ONU, António Guterres.

Jojo Todynho quer concorrer a cargo público em 2026

A cantora Jojo Todynho revelou que pretende disputar um cargo político nas eleições de 2026 após posar ao lado da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL).

Fogo subterrâneo em Brasília dribla rios e mata árvores pela raiz e solo

blank

(Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ABr)

Parte do fogo no Parque Nacional de Brasília se concentra nas matas de galerias, em turfas, e são incêndios subterrâneos de difícil combate, que podem passar por baixo de rios e destruir árvores pela raiz. Uma anta foi encontrada por brigadistas do ICMBio, com as patas queimadas, em uma dessas regiões de fogo subterrâneo.

blank

(Foto: Divulgação/Elbit Systems)

O TCU afirmou que a legislação brasileira não cria barreiras para as Forças Armadas comprarem armamentos de empresas cuja sede esteja em país em situação de conflito armado. Governo Lula pretende comprar do Exército de 36 obuseiros da empresa Elbit Systems, de Israel.

Anúncio