Coleta de frutos de palmeiras do Inpa é certificada

A palmhaste facilita a coleta de frutos de pelo menos 20 espécies de palmeiras da Amazônia

(Foto: Afonso Rabelo/Inpa)

Manaus – Ferramenta de coleta de frutos de palmeiras arbóreas desenvolvida por técnicos do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa) é uma das quatro iniciativas do Amazonas certificadas pela 10ª edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologias Sociais. Ao todo foram 118 tecnologias brasileiras e cinco da América Latina e do Caribe. A palmhaste facilita a coleta de frutos de pelo menos 20 espécies de palmeiras da Amazônia.

Convite 1

O presidente do diretório do partido Avante, o ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE), David Almeida, está com uma agenda internacional para este ano, já sob o efeito da sua pré-candidatura a prefeito de Manaus.

Convite 2

No evento que lançou o Avante Mulher, David foi convidado por uma empresa canadense para ir a Israel conhecer tecnologia de ponta na área de saúde. Segundo ele, a empresa tem planos de atuar nas 150 cidades mais habitadas do planeta e Manaus está entre elas.

Superintendência

O delegado da Polícia Federal, Sérgio Fontes, está cotado para assumir a superintendência no Amazonas, após a polêmica envolvendo o cargo no Rio de Janeiro.

Diploma

A secretária municipal de Parcerias e Projetos Estratégicos (Sempre), Maria Josepha Chaves, recebeu o Diploma de Cidadão de Manaus, na Câmara Municipal. Natural de São Paulo, foi destacada pelos serviços prestados.

Negócios

A Agência de Promoção de Exportações e Investimentos do Brasil (Apex-Brasil) vai realizar na sede da Suframa, o ‘Seminário de Apresentação de Oportunidades para o Agronegócio – Exportagro’.

A Embraer divulgou as primeiras imagens do seu protótipo de avião com propulsão 100% elétrica, ainda em desenvolvimento. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a fabricante de motores Weg desde o ano passado (Foto: Divulgação/Embraer)