Comissão cobra investigação de ameaças no Vale do Javari

A Comissão Externa também quer apurar a omissão do poder público na garantia da segurança dos povos indígenas

Brasília – Durante Audiência Pública e deliberação de requerimentos da Comissão Externa da Câmara Federal, que trata do assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, na região do Vale do Javari, da qual o deputado José Ricardo (PT/AM) é presidente, foi aprovado requerimento que solicita do Ministério Público Federal (MPF) investigação e apuração das ameaças praticadas contra indígenas, servidores da Funai e indigenistas da região. Outra solicitação que consta no documento aprovado é a adoção de um plano emergencial de proteção que resguarde a integridade física e psicológica dos mesmos. Também foi aprovado o requerimento que cobra do Ministério da Justiça e Segurança Pública informações por meio da Fundação Nacional do Índio (Funai) sobre a situação do Vale do Javari. A Comissão Externa também quer apurar a omissão do poder público na garantia da segurança dos povos indígenas no Vale do Javari e quais projetos existem para região, onde se encontra a segunda maior reserva indígena do país.

Criminalidade 1

Os altos índices de criminalidade no Amazonas foram repudiados, ontem, pelo deputado estadual Delegado Péricles.

Criminalidade 2

Com números referentes a homicídios, latrocínios e investimentos em inteligência , o parlamentar cobrou medidas efetivas e proximidade maior da gestão com o parlamento e outros poderes no sentido de trazer mais segurança para a população do Estado.

Audiência

A Assembleia Legislativa do Estado (ALE) realizou audiência pública, com autoridades do setor aquaviário para debater e encaminhar providências sobre a situação do Porto de Manaus (Roadway), bem como os valores das taxas referentes ao embarque e desembarque de cargas, passageiros e veículos.

Proteção 1

Virou lei projeto que define diretrizes para proteção dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares em Manaus. O PL foi sancionado pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).

Proteção 2

O projeto, subscrito por outros 13 vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM), abrange direitos de pessoas com TEA e poderá ajudar aqueles que precisam cobrar o cumprimento de uma legislação, além de servir como instrumento de divulgação das leis para os servidores do município e profissionais.

Vinho

A Justiça do Maranhão negou pedido de indenização a uma mulher que processou a companhia aérea Gol por ter sido impedida de consumir vinho de uma garrafa que ela trazia na bagagem de mão durante voo.

Auditoria

O Tribunal de Contas da União (TCU) foi acionado para que realize auditoria nos pagamentos e cargos públicos ocupados por milhares de militares da ativa.

Salários

A Câmara dos Deputados aprovou projeto de pisos salariais para profissionais da enfermagem.

Até maio, Brasil recebeu mais de 1 milhão de visitantes estrangeiros

blank

O Brasil ultrapassou a marca de 1 milhão de visitantes estrangeiros de janeiro a maio deste ano, aponta levantamento da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). Os dados são do Sistema de Tráfego Internacional (STI) da Polícia Federal. O número de viajantes é o maior desde 2020, quando teve início a pandemia da Covid-19. Naquele ano, 1,8 milhão de pessoas entraram no país com visto de turista.

blank

Embarcações A Polícia Federal (PF) informou ontem que seis balsas e motores usados em atividades de garimpo ilegal foram destruídos durante operação realizada no último fim de semana na Terra Indígena do Baú, área no sul do Pará.

Anúncio