Comissão da Câmara aprova proposta do voto impresso

Médica explica que embolização evitará novos sangramentos

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou, por 31 votos a 20, proposta que estabelece o voto impresso no Brasil e torna obrigatória a verificação de votos da urna eletrônica. O projeto pretende proibir a adoção do voto puramente eletrônico. Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado. De acordo com o texto, imediatamente após o encerramento da votação, 5% das urnas eletrônicas serão selecionadas aleatoriamente para a contagem pública dos votos. Escolha será feita por meio de sorteio público não-eletrônico.  A urna será aberta pela mesa receptora diante dos fiscais, e cada voto será retirado individualmente do repositório e lido em voz alta. Em seguida, apresentado pelo membro da mesa para exame visual e subsequente registro no boletim de urna.

Crime ambiental

A Polícia Federal, o ICMBio e a Funai deflagram a Operação Terra Viva para combater o garimpo ilegal no Rio Solimões. A operação começou a partir da identificação de dragas em trechos do rio no Amazonas. Em três dias foram destruídas dez dragas e equipamentos utilizados na extração ilegal de ouro.

Violência

No Amazonas, 13 municípios têm presença de uma facção criminosa e outras oito cidades têm atuação de dois ou mais grupos criminosos, de acordo com os dados do estudo Cartografias da Violência na Amazônia, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em parceria com o Instituto Mãe Crioula.

Orientação

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) lançou o “Guia Rápido de Linguagem Inclusiva: Como Falar com Respeito sobre Crianças e Adolescentes”. Uma cartilha para orientar servidores e público externo a utilizarem comunicação inclusiva ao se referirem a crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade.

13º Salário

Presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), deputado estadual Roberto Cidade (UB), anunciou antecipação do pagamento do 13º salário aos servidores efetivos da Casa Legislativa para 16 de dezembro.

Serviços de energia

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou nesta quarta-feira (11) requerimento que será enviado ao presidente Lula pedindo intervenção federal na Enel.

Fux diz que redes sociais devem ser responsabilizadas

Ministro Luiz Fux, do STF, defende responsabilidade das plataformas de internet e que as redes têm obrigação de monitorar conteúdos ilícitos.

Romancista ocupará cadeira na Academia de Letras

Edgard Telles Ribeiro foi eleito para Academia Brasileira de Letras, posição ocupada pelo poeta Antônio Cicero, que morreu em outubro.

IBGE e Ministério da Saúde pesquisam vício em bets, diz ministra

O Ministério da Saúde estuda os impactos das bets no País e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai tratar do vício em jogos na pesquisa sobre saúde de 2025. A relevação é da ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante audiência pública no Senado.

(Foto: Divulgação/Ag. Gov)

Presidente Lula sancionou lei que inclui seis comitês esportivos privados no Sistema Nacional do Esporte. Norma estabelece critérios para que instituições recebam recursos públicos.

(Foto: Alexandre Loureiro/COB)