Comissão debate estratégias para lidar com desastres

Para o senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL), as mudanças climáticas em nível global e seus efeitos têm gerado significativo aumento nas ocorrências de desastres naturais

Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) se reúne nesta quarta-feira (10) para debater avanços tecnológicos e inovações para a prevenção de desastres naturais, aplicados à defesa civil e sua estrutura logística, em áreas urbanas ou turísticas. Para o presidente da CCT, senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL), que requereu a audiência pública, as mudanças climáticas em nível global e seus efeitos têm gerado significativo aumento nas ocorrências de desastres naturais e causados pela ação do homem. O senador também destacou a importância, para os órgãos que lidam diretamente com as áreas de risco, da utilização de instrumentos de ponta, aliados à tecnologias de rastreamento, para auxiliar em monitoramento, diagnóstico e modelagem de informações que podem minimizar ou até mesmo evitar danos provocados por desastres naturais. O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal eCidadania.

Adoção 1

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), em parceria com o Grupo de Apoio a Pais Adotivos do Amazonas (Gapam), encerrou o Curso Psicossocial da Adoção, que faz parte do projeto “Coragem para Somar – 2022”, e foi oferecido para os municípios de Humaitá, Tefé e Itacoatiara.

Adoção 2

O Gapam oferece uma equipe de dez profissionais entre psicólogos, assistentes sociais para oferecer cursos e atuar no fortalecimento da adoção legal.

Laboratórios

O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Flávio Pascarelli, participou, em Belém (PA), do Inova Norte – Inovação no Poder Judiciário da Região Norte, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para o desenvolvimento dos laboratórios de inovação nos tribunais integrantes da Rede Renovajud.

Eleições

Em preparação para as eleições deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) contratou a empresa CDC Industria e Comércio de Bolsas para fornecimento de 4,5 mil sacolas para transporte de materiais de eleição, no valor de R$ 112.050.

Apoio

A Prefeitura de Humaitá cadastra organizações interessadas em organizar, por meio de concessão de apoio financeiro, apresentação de grupos folclóricos no 36º Festival Folclórico e o 12º Mangabafest daquele município. O contrato será firmado com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Reembolso

Está na pauta da Comissão de Fiscalização e Controle (CTFC) do Senado o projeto que altera o Código de Defesa do Consumidor para determinar que, caso o vendedor ou a empresa atrase a entrega de um produto, o consumidor terá direito ao reembolso imediato do valor do frete.

Riqueza

Antídio Lunelli (MDB), em Santa Catarina, é o candidato mais rico registrado no sistema do TSE, que divulga informações dos nomes que concorrerão no pleito deste ano. Lunelli, que disputará o cargo de deputado estadual, afirmou ter R$ 390 milhões em bens.

TSE exclui técnico da Defesa de inspeção a sistemas de votação

blank

(Foto: Antonio Augusto/TSE)

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, descredenciou um coronel do Exército da equipe de técnicos designados para inspecionar os códigos-fonte da urna eletrônica e de todo o sistema eletrônico de votação. O motivo para o veto à participação do coronel Ricado Sant´Anna na inspeção foi a notícia de que mensagens publicadas por ele sobre o processo eleitoral foram rotuladas como falsas nas rede social.

blank

Comércio de rua em Brasília (Foto: Marcelo Camargo/ABr)

Dados A taxa de pobreza nas regiões metropolitanas do Brasil subiu de 16°/., em 2014, para 23,7°/., em 2021. Isso significa um aumento de 12,5 milhões de pessoas pobres para 19,8 milhões, segundo 9ª edição do “Boletim Desigualdade nas Metrópoles”

Anúncio