Comissão debate tarifas de energia aplicadas no Norte

A audiência visa aprofundar o debate sobre as tarifas e o custo da energia elétrica na região e os impactos no dia a dia dos consumidores

Manaus – A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados faz uma audiência pública, nesta terça-feira (20), para discutir as tarifas de energia elétrica aplicadas na Região Norte e o programa ‘Luz para Todos’.

De acordo com o requerimento para a realização da audiência pública, somam-se aos altos custos das tarifas para a região as cobranças por recuperação de receita quando identificado consumo não apurado. Esta modalidade de cobrança é prevista em resolução da Aneel que permite à concessionária cobrar do consumidor a diferença quando identificar desvio de energia (como o uso de ligação clandestina – conhecida como ‘gato’ – ou adulteração do medidor, por exemplo).

Os deputados questionam o fato de a concessionária multiplicar o suposto consumo mensal desviado por até 36 vezes, além de outras questões relacionadas aos métodos de inspeção da concessionária. A audiência visa aprofundar o debate sobre as tarifas e o custo da energia elétrica na Região Norte e os impactos no dia a dia dos consumidores.

Garantia 1

O presidente Jair Bolsonaro garantiu aos representantes dos militares das Forças Armadas, Bombeiros Militares e aos parlamentares presentes, entre eles o deputado federal Capitão Alberto Neto (PRB-AM), a sua dedicação para aprovar medidas que favoreçam categorias militares.

Garantia 2

Entre as medidas defendidas pelo presidente, estão a aposentadoria diferenciada para os militares e lei que garanta a não punição para policiais militares envolvidos em confronto com bandidos.

Homenagem

Nesta segunda-feira (19), será realizada uma sessão especial alusiva ao Dia do Soldado Brasileiro, comemorado no dia 25 de agosto. A homenagem, proposta pelo deputado estadual João Luiz (Republicanos) em conjunto com o deputado Cabo Maciel (PR).