O Brasil registrou aumento de 172% na evolução do garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami (TIY), de 2018 a 2021. Os dados estatísticos estão no relatório aprovado na quarta-feira (30) pela Comissão Externa da Câmara dos Deputado criada para acompanhar a situação dos yanomami que vivem nas terras Waikás (RR). O levantamento é parte de documento da Hutukara Associação Yanomami (HAY) que fundamenta o parecer da deputada Joenia Wapichana (Rede-RR). Ainda pelo estudo, com exceção do aumento do preço do ouro, os fatores que têm alavancado o garimpo na TIY (e na Amazônia de modo geral) estão relacionados a escolhas políticas. Isto é, poderiam ter sido evitados por meio de políticas públicas que respeitassem princípios constitucionais de garantia e proteção de direitos.
Conservação
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) assinou aditivo com a empresa C.E.C. Serviços de Construção Ltda. para de serviços de limpeza e conservação. O contrato tem valor global de R$ 4,5 milhões e tem vigência de 12 meses.
Medalha 1
A Câmara dos Deputados entrega na quarta-feira (7) a Medalha Mérito Legislativo de 2022, em reconhecimento a pessoas e entidades que prestaram serviços relevantes ao Brasil.
Medalha 2
Serão homenageados ‘post mortem’ o jornalista britânico Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira, assassinados em junho deste ano durante expedição na região do Vale do Javari (AM).
Encontro
Para conscientizar sobre importância do combate e prevenção da corrupção, a Corregedoria da Suframa promoveu o evento “Atuação Correcional no Combate à Corrupção”. O encontro ocorreu, nessa quinta-feira, no auditório da autarquia, em alusão ao Dia Internacional contra a Corrupção, celebrado em 9 de dezembro.
Polícia
O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucional leis estaduais do Espírito Santo e Tocantins que davam autonomia financeira e administrativa à Polícia Civil além de independência funcional à carreira de delegado de polícia
Chips
O empresário Elon Musk quer começar a testar chips cerebrais em seres humanos daqui a seis meses.
MEC desbloqueia recursos para universidades e entidades federais
(Foto: Marcelo Camargo/ABr)
A Associação Nacional das Entidades das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) anunciou que o Ministério da Educação devolveu os recursos dos créditos de empenho. Inicialmente, o valor contingenciado seria de pelo menos R$ 344 milhões. Em nota, publicada nessa quinta-feira, a Andifes afirma que vai ficar atenta a riscos de novos cortes e bloqueios no setor.
(Foto: Karla Vieira)
Empregos – Até outubro, o turismo nacional já criou mais de 234 mil novos postos de trabalho em todo o país em 2022. Os segmentos de alojamento e de alimentação – hospedagens, bares e restaurantes – foram os que mais contrataram no período.