O Senado aprovou prorrogação, por 60 dias, da Comissão Temporária Interna sobre Inteligência Artificial. O requerimento foi apresentado pelo vice-presidente do colegiado, senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), que justificou o pedido pela “complexidade do tema” e em razão do período eleitoral. O grupo foi instalado em 16 de agosto de 2023 e teria o prazo encerrado no domingo (15). É a quarta vez que o Senado prorroga o funcionamento da comissão. O colegiado examina projetos contidos no relatório final da comissão de juristas responsável por preparar o anteprojeto sobre ouso de inteligência artificial, assinado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e de outros projetos com o mesmo tema. Inicialmente, o prazo para seu funcionamento era de 120 dias.
Riscos 1
O biólogo e pesquisador Lucas Ferrante, da USP e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), alertou sobre riscos de “nova pandemia” caso haja a abertura do reservatório zoonótico da Amazônia.
Riscos 2
Ferrante afirma que queimadas e projetos de infraestrutura na região podem levar a consequências catastróficas para a saúde pública.
Pensão
O Grupo de Trabalho “Pensão em Dia”, da Defensoria Pública do Estado (DPE), iniciou na sexta-feira (13) audiências para dar andamento a processos de pagamento de pensão alimentícia em tramitação há mais de 3 anos em Manaus.
Local
As audiências da DPE serão realizadas no Shopping Grande Circular, bairro São José Operário, Zona Leste da cidade, das 8h às 13h30, e devem alcançar cerca de 800 processos estagnados.
Locomoção
Na sexta-feira (13) equipamentos para locomoção de pacientes foram entregues a Policlínica Codajás. Os equipamentos foram adquiridos com recursos do governo federal e serão usados no fortalecimento do Programa Saúde Amazonas.
Veto em SP
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), vetou projeto que previa a distribuição gratuita de medidor contínuo de glicose para pessoas com diabetes tipo 1. O sensor é usado para monitorar quantidade de glicose.
Gilmar adia ações sobre liberdade de Robinho no STF
Ministro Gilmar Mendes, do STF, pediu vista do julgamento de dois pedidos de liberdade do ex-jogador Robinho, condenado por estupro.
Tabata denuncia montagem com rosto da candidata
Tabata Amaral (PSB) apresentou queixa-crime à Justiça por propagação de montagens com o rosto da candidata à Prefeitura de São Paulo.
PF diz haver indícios de ‘ações coordenadas’ em incêndios ambientais
O diretor de meio ambiente da Polícia Federal, Humberto Freire, afirmou que há indícios de que houve ações coordenadas em casos de incêndios ambientais pelo país. A PF utiliza imagens de satélite para descobrir o momento e o local onde os incêndios começaram.
Antigos egípcios poluíram o Rio Nilo com cobre na construção das pirâmides, cerca de 5 mil anos atrás. A poluição começou em 3265 a.C. e atingiu seu pico em 2500 a.C., segundo pesquisa de 2019.