Comissão sobre violência no Norte apresenta relatório

O documento, de autoria do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), vai trazer os resultados obtidos pelos senadores a partir de visitas e audiências como a diligência feita no Vale do Javari

A Comissão Temporária sobre a Criminalidade na Região Norte se reúne na terça-feira, 16, para apresentação e análise do relatório com a conclusão dos trabalhos. O documento, de autoria do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), vai trazer os resultados obtidos pelos senadores a partir de visitas e audiências como a diligência feita no Vale do Javari, território indígena no Amazonas onde ocorreram os assassinatos do jornalista Dom Phillips e do indigenista Bruno Araújo, servidor licenciado da Funai. A comissão foi criada em 20 de junho com prazo de 60 dias de funcionamento. O objetivo é investigar os motivos e os responsáveis pela morte de Dom Phillips e Bruno Araújo, que desapareceram no dia 5 de junho na região. Os corpos foram encontrados na mata, no dia 15 de junho. No dia 30 de junho, os parlamentares integrantes da comissão viajaram para o Vale do Javari. Lá, reuniram-se com representantes dos povos indígenas, da força-tarefa que investiga o caso e de outros órgãos federais envolvidos.

Bandas

A Prefeitura de Ipixuna vai pagar, com dispensa de licitação, as bandas Black e DX, para realização de evento cultural em comemoração ao Dias dos Pais naquele município. O show custará R$ 5 mil aos cofres da cidade que conta com 30 mil habitantes.

Capacitação

O coordenador-geral da Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Mario de Mello, participou da capacitação “Nova Lei de Licitações e Contratos”, que está sendo realizada no município de Presidente Figueiredo.

Contas

O coordenador da Escola de Contas participou do terceiro dia de palestras, na quarta-feira, 10. A capacitação começou na última segunda-feira, e segue durante toda a semana.

Reforço

O município de Presidente Figueiredo recebe até hoje o “Programa Justiça Itinerante”, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). Nove servidores da equipe da Justiça Itinerante está na cidade recebendo o reforço de mais 15 pessoas do efetivo da Secretaria de Políticas para as Mulheres da prefeitura.

Apoio

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), elogiou os atos em defesa da democracia e do estado de direito, realizados nesta quinta-feira, 11, em São Paulo e outras localidades do País, em meio a ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL) às urnas eletrônicas.

Varíola

O partido PSB protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF) ontem uma ação para obrigar o governo federal a adotar as medidas necessárias para combater a varíola dos macacos.

Impasse

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) disse que vai propor “um entendimento” entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Ministério da Defesa sobre sugestões apresentadas pelos militares acerca da segurança das urnas eletrônicas. O parlamentar presidiu uma audiência pública sobre o tema na Comissão de Fiscalização e Controle (CTFC).

Pesquisa indica queda de 2% no abate de frangos no país

blank

(Foto: Arquivo/ABr)O abate de frangos no segundo trimestre de 2022 caiu 2°/. e o de bovinos e de suínos cresceu 2,7°/. e 6,6°/., respectivamente, na comparação com o mesmo período de 2021. Os resultados preliminares da Estatística da Produção Pecuária foram divulgados ontem no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números completos sairão em 6 de setembro.

blank

(Foto: Isaac Amorim/MJSP)

Combate – Cinco postos de combustível do Distrito Federal (DF) foram notificados por entregar menos combustível do que mostrado nas bombas, no âmbito da segunda fase da Operação Petróleo Real, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Anúncio