Condel: financiamento do Fies e para energia limpa

Sudam aprovou o financiamento com recursos dos Fundos Constitucionais do Norte do Fies, a partir de 2018, e a possibilidade de financiamento de energia limpa em placas solares para pessoa física.

Manaus – Na última reunião do ano, o Conselho Deliberativo (Condel) da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) aprovou o financiamento com recursos dos Fundos Constitucionais do Norte (FNO) e de Desenvolvimento da Amazônia (FDA) do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), a partir de 2018 e a possibilidade de financiamento de energia limpa em placas solares para pessoa física, pelo FNO. Na avaliação do superintendente da Sudam, Paulo Roberto Correia, o ano de 2017 foi bastante produtivo.

“O Condel retomou o lugar que nunca deveria ter deixado”, referindo-se ao seu poder de articulação. Ele lembrou que os membros do Conselho se propuseram a formar uma comitiva para articular, junto ao governo federal e ao Congresso Nacional, a favor dos instrumentos de desenvolvimento regional e ressaltou a importância dos esforços que a Sudam vem fazendo para trazer para o Condel a responsabilidade de deliberar sobre o desenvolvimento regional. “Sem a força política nós vamos acabar perdendo o desenvolvimento da Amazônia”.

Única a concorrer
A Construtora Etam foi a única participante do chamamento público da Seinfra para construir 1,5 mil apartamentos do Minha Casa Minha Vida, no Igarapé dos Franceses e Cachoeira Grande.

Mudança na Sefaz

Christiane Travassos de Melo foi nomeada para a secretaria executiva de Orçamento da Secretaria de Estado da Fazenda, substituindo Jória Melo Makarem de Oliveira.

Fiscal de Ives Gandra

O procurador do Estado Carlos Alberto de Moraes Ramos Filho foi nomeado para fiscalizar o contrato do Governo do Amazonas com o escritório jurídico de Ives Gandra Martins.

Ufam reivindica 1

A Universidade Federal do Amazonas pleiteia sua participação na concorrência do edital do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt).

Ufam reivindica 2

A pró-reitora Selma Baçal defendeu um maior aporte de bolsas de pós-doutorado nos programas de pós-graduação e pós-doutoramento, no Brasil e no exterior.

Grupo de extermínio

O Ministério Público do Estado do Amazonas acompanha com lupa a denúncia de supostas mortes perpetradas por grupo de extermínio e ilícitos no 11º Batalhão da Polícia Militar, em Parintins.