Conselho abre inquéritos contra nove deputados federais

Entre os deputados estão Eduardo Bolsonaro, Carla Zambelli, Jandira Feghali e Kim Kataguiri

Brasília – Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados instaurou, nesta quarta-feira, 4, processos disciplinares contra nove deputados incluindo Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Carla Zambelli (PL-SP), Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Kim Kataguiri (União-SP). Na mesma reunião, foram sorteadas as listas de deputados que poderão ser designados como relatores dos processos. Os relatores não podem pertencer ao mesmo partido ou estado dos representados ou ao partido que abriu a representação. Na avaliação do deputado Márcio Labre (PL-RJ), integrante do Conselho de Ética, as representações apresentadas não tratam de quebra de decoro de fato e apenas sobrecarregam o Conselho de Ética. Eduardo Bolsonaro foi acusado de desrespeitar o senador Humberto Costa (PT-PE) utilizando-se de rede social e pelo PCdoB e pelo PT, pelo Psol e pela Rede de debochar da jornalista Miriam Leitão. Jandira Feghali foi acusada pelo PTB de fazer apologia, em redes sociais, a regimes totalitários soviéticos.

Hospital

O promotor de Justiça em Fonte Boa Ricardo Mitoso Nogueira Borges instaurou procedimento para acompanhar a reforma do Hospital de Fonte Boa e a destinação do lixo hospitalar com o devido descarte.

Transporte

Os vereadores deliberaram em regime de urgência projeto de lei que regulamenta um novo serviço modal complementar no transporte público de passageiros, em substituição aos ônibus executivos e alternativos que operam em caráter precário provisório.

Licitações

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Josué Cláudio, suspendeu duas licitações, de forma cautelar, em Parintins e Barreirinha. As decisões do relator dos dois municípios foram publicadas no Diário Oficial Eletrônico (DOE).

Educação

Foram prorrogadas, até esta sexta-feira, 6, as inscrições para a primeira turma do projeto Mestre Qualificado. Professores das redes públicas de ensino – estadual e municipais – podem se inscrever por meio do endereço eletrônico www.concursoscopec.com.br.

Enchentes

A vereadora Brena Dianná (UB) apresentou uma indicação para que a Prefeitura de Parintins providencie melhorias nas vias públicas. A parlamentar solicitou reparos em que dão acesso ao bairro Itaúna II prejudicado pelas chuvas e enchente.

Sanduíche

A Comissão de Transparência, Fiscalização e Defesa do Consumidor do Senado Federal decidiu chamar os representantes das empresas Burger King e McDonald’s para debater as denúncias que apontam publicidade enganosa na venda de sanduíches.

Produtos

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 4, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 95/21, da deputada Rose Modesto (PSDB-MS), que direciona os produtos de informática abandonados, apreendidos ou confiscados pela Receita Federal para as instituições públicas de ensino com projetos de uso de tecnologia na educação.

Presidente do Supremo defende Judiciário forte e independente

blank

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, disse nesta quarta-feira (4) que Poder Judiciário deve ser forte e independente para manter a paz social no país. As declarações foram feitas na abertura ontem. No discurso, Fux relatou aos colegas encontro que teve, na terça-feira, 3, com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira.

blank

Turismo A retomada de viagens internacionais segue rendendo bons resultados ao Brasil. Segundo o Banco Central, o gasto de turistas estrangeiros no país alcançou US$ 781 milhões entre janeiro e fevereiro, uma alta de 63% na comparação com o 2021.

Anúncio