Contrabando de ouro da Amazônia desvia bilhões em impostos do país

Leia esta e outras notas na Coluna Claro & Escuro, do Diário do Amazonas

Manaus – Entre 2006 e 2016, 68 toneladas de ouro foram extraídas ilegalmente e contrabandeadas para fora da Amazônia através da Bolívia, de acordo com a Global Initiative Against Transnational Organized Crime,  com sede na Suíça. Em um único  ano,  40 toneladas de ouro extraído da Amazônia foram para os Estados Unidos, de acordo com um estudo de 2016 da Verité, órgão de monitoramento com sede em Massachusetts. É quase o dobro das exportações legais de ouro das cinco nações amazônicas cobertas pelo estudo.

Gastos com aviação

Este ano, a Casa Militar do Amazonas já pagou R$ 14,5 milhões a empresas aéreas, para transporte de servidores e autoridades.

Ex-prefeita investigada

O Ministério Público Federal apura possíveis irregularidades da ex-prefeita de Anori Samsuray Xavier, com recursos do Programa Direto na Escola, em 2010.

Substituta na Suframa

Paula Kanzler Soares foi nomeada  substituta do superintendente da Suframa.
Novo chefe na Receita

O auditor-fiscal da Receita Federal Antônio de Oliveira Junior foi nomeado para chefiar o Núcleo de Pesquisa e Investigação em Manaus.

Apropriação indébita

O Ministério Público do Estado apura  ocorrência de apropriação indébita previdenciária na Prefeitura de Novo Airão, desde 2009.

 

Anúncio