Brasília – O Ministério Público Federal (MPF) requisitou a abertura de inquérito na Polícia Federal (PF) para apurar a ocorrência de eventuais desvios dos recursos públicos federais destinados à compra de equipamentos de proteção individual (EPIs) diante de denúncias do não fornecimento desses instrumentos de trabalho aos profissionais que atuam na linha de frente de combate à Covid-19, no Piauí. O procurador regional dos Direitos do Cidadão, Kelston Lages, também requisitou auditoria do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus) em todos os hospitais públicos do Estado do Piauí para fiscalizar a adequada disponibilização de EPIs aos profissionais que atuam no atendimento aos pacientes acometidos de Covid-19, inclusive registrando-se eventuais períodos de escassez dos mencionados materiais, além de outras situações conexas aos fatos em apuração. Matérias jornalísticas narram irregularidade sobre a falta desses equipamentos relatada por médicos de todo o Estado.
Contrato
A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) publicou portaria no Diário Oficial do Estado (DOE) para contratar, por dispensa de licitação, a empresa WF Control Apoio a Gestão de Saúde e Atividades Empresariais Ltda, no valor de R$ 10,3 milhões.
Ambulâncias
O contrato com a WF Control visa prestar serviços de transferência e remoção de pacientes graves internados nas Unidades de Saúde da Capital, mediante a utilização de Ambulância de Suporte Avançado (UTI Móvel).
Recapeamento
No município de Carauari, a administração municipal homologou licitação para contratar a empresa Advisor Assessoria Empresarial no valor global de R$ 5,7 milhões para obras e serviços de engenharia para recapeamento asfáltico naquele município.
Posse
O odontólogo Daniel Vasconcelos (PSC) tomou posse nesta terça-feira (16) como vereador na Câmara Municipal de Manaus. Pela primeira vez, na história do parlamento, um vereador foi empossado virtualmente, o que ocorreu por conta da quarentena causada pela pandemia da Covid-19.