Brasília – Nesta semana, a CPI da Pandemia fará audiências que voltam as atenções para o tema da chegada de vacinas ao Brasil. A comissão ouvirá a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), responsável pela autorização para uso de imunizantes no País, e a Pfizer, empresa americana cujas vacinas foram rejeitadas pelo governo federal em 2020. Na terça-feira (11) a comissão recebe Antônio Barra Torres, diretor-presidente da Anvisa. A agência deu início às aprovações de vacinas em janeiro, com autorização emergencial para a chinesa CoronaVac, e até agora já liberou o uso de quatro imunizantes: além da CoronaVac, as vacinas da Janssen, da Oxford/Astrazeneca e da Pfizer. Apenas as duas últimas têm registro definitivo, enquanto as outras se baseiam em autorização emergencial. Recentemente, a Anvisa foi criticada por impedir a distribuição da vacina russa Sputnik V, alegando falhas no processo de produção. A CPI requisitou que a agência apresentasse atas e registros em vídeo das suas reuniões em que se tratou da Sputnik V.
Saúde 1
Com eminência do Amazonas enfrentar uma terceira onda da pandemia do novo coronavírus, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Roberto Cidade (PV), se antecipou e encaminhou requerimento ao governador Wilson Lima e ao secretário de Saúde, Marcellus Campêlo.
Saúde 2
No documento, o parlamentar solicita que sejam instaladas, em regime de urgência, usinas de oxigênio para os municípios de Envira e Manicoré, no interior do Amazonas.
Bombeiros
Concurso público e aumento no efetivo do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), na capital e interior do Estado, foram principais demandas apresentadas pelo Comando-Geral, durante reunião na Assembleia Legislativa do Estado (ALE).
Premiação
Foi publicado edital com as regras para o 2º Prêmio Justiça do Trabalho de Jornalismo, uma realização do Tribunal Superior do Trabalho (TST). A edição 2021 do concurso faz parte das comemorações dos 80 anos da Justiça do Trabalho e premiará reportagens com o tema ‘Justiça do Trabalho: a importância e os avanços da Justiça Social’.