Brasília- O apoio à democracia aumentou no Brasil. Pelo menos sete em cada dez brasileiros (73°/.) consideravam em novembro de 2022, logo após as eleições, que a democracia é sempre a melhor forma de governo. Em 2019, 58°/. dos brasileiros tinham essa opinião. Para 11°/. um governo autoritário é melhor em algumas situações, enquanto que para 9°/. tanto faz ter um governo democrático ou autoritário. Outros 6°/. não sabiam ou não responderam. Os dados estão na 20ª edição da pesquisa Panorama Político do DataSenado.Realizada de 8 a 26 de novembro de 2022, a pesquisa ouviu, por telefone, 2 mil cidadãos de 16 anos de idade ou mais, em amostra representativa da população para avaliar a opinião dos brasileiros sobre série de temas, entre eles democracia, atuação do Senado Federal, fake news e outros.
Gratuidade
No Amazonas foram contabilizadas 33.997 gratuidades, em 2022, no serviço regular de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros. O número é 42°/. maior, em relação ao ano de 2021, sendo de 23.929 o total de gratuidades registradas no ano anterior.
Novos cursos
A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) vai oferecer novos cursos no interior que ainda terão seus projetos pedagógicos analisados por órgãos competentes.
Interior
Entre os novos cursos está a Licenciatura em Letras-Língua Portuguesa com 88 vagas para o município de São Gabriel da Cachoeira.
Cineasta
Morreu ontem o cineasta e professor amazonense Djalma Limongi Batista. Ele é autor dos filmes “Asa Branca: um sonho brasileiro”, premiado no Festival de Gramado de 1981, “Brasa adormecida”, de 1986, e “Bocage: o triunfo do amor”, de 1998. Era filho do médico e cientista Djalma Batista.
Arrecadação
Esgotaram os ingressos para o jantar comemorativo dos 43 anos do Partido dos Trabalhadores (PT) realizado ontem. A celebração teve ingressos de até R$ 20 mil.
Influência
Pesquisa da Genial/Quaest divulgada ontem indica que a maioria dos entrevistados acredita que Jair Bolsonaro (PL) teve influência nos atos golpistas de 8 de janeiro em Brasília. 51°/. concordam que Bolsonaro influenciou radicais a depredar a Praça dos Três Poderes.
PEC estipula mandatos de oito anos para ministros do STF
(Foto: Carlos Moura/STF)
O fim do mandato vitalício para os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) pode voltar a ser discutido pelo Senado em 2023. Essa é a intenção do senador Plínio Valério (PSDB-AM), autor da PEC 16/2019, proposta de emenda à Constituição que fixa em oito anos o mandato dos ministros do STF, sem recondução ao cargo. Para ele, o mandato vitalício com aposentadoria compulsória aos 75 anos dá muito poder aos ministros.
(Foto: Divulgação/Palácio Planalto)
Serviços Embaixada da Suíça no Brasil ofereceu o suporte de especialistas e artesãos do país europeu para auxiliar governo federal para restaurar e recuperação do relógio histórico Balthasar Martinot Boulle, do Século 17, que pertenceu a D. João 6º.
Ex-presidente vai voltar ao País
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está nos Estados Unidos , disse que voltará ao Brasil em março para liderar a oposição ao presidente Lula (PT).
Meta da inflação fora de discussão
Fernando Haddad disse ontem que a meta de inflação não está na pauta da reunião do Conselho Monetário Nacional marcada para quinta,16.