Crise mostra ser vital papel fiscalizador do Legislativo

O direito de elaborar leis e atuar no acompanhamento das ações do Executivo são atribuições constitucionais este último capaz de orientar e até exigir que mudanças sejam feitas

Manaus – Em um momento crítico do Amazonas, com a perda da vida diariamente de dezenas de seus filhos espalhados na capital e nas mais distantes localidades do interior, com a crise na saúde, sobressai a importância do parlamento em exercer seu papel de fiscalizador. O direito de elaborar leis e atuar no acompanhamento das ações do Executivo são atribuições constitucionais, este último capaz de orientar e até exigir que mudanças sejam feitas em benefício e defesa dos interesses dos cidadãos. A harmonia não colide com as atribuições do Legislativo de atuar, até de forma enérgica, na perfeita condução da causa pública, quando um dos pilares do Estado Democrático de Direito, o Executivo, se desviar das suas funções, ora por completa má gestão, ora por má-fé, visando interesses não republicanos. O Amazonas está diante de um momento nunca enfrentado na história moderna, resultando em um número de mortes pela Covid-19 a exigir verdadeiras ações eficazes para evitar que mais vidas sejam perdidas.

Urgência
Na sessão extraordinária da Assembleia Legislativa, o deputado Roberto Cidade (PV), cobrou do Governo do Amazonas urgência na liberação das emendas parlamentares destinadas à área da saúde.

Vulnerabilidade
Cidade ressaltou que das emendas impositivas de 2020, para serem executadas este ano, vai direcionar parte, para ajudar pessoas em vulnerabilidade social.

Mazelas

A crise na saúde do Amazonas permanece como prioridade no noticiário nacional, com todas as mazelas e mortes provocadas pela falta de ação do governo que levou à crise do oxigênio sendo detalhadas.

Sumiço

A pergunta do dia dos prefeitos e gestores municipais de saúde é: Onde estão as vacinas enviadas ao Amazonas pelo governo federal e pelo Estado de São Paulo.

Impeachment

Mesmo no recesso, os pedidos de afastamento do governador Wilson Lima continuam sendo protocolados na Assembleia, cuja gestão deve bater recorde desse tipo de inciativa.

Anúncio