Debate sobre petróleo expõe conflitos de interesse

O deputado Gabriel Mota (Republicanos-RR) defendeu a exploração em Roraima

Brasília- A comissão geral da Câmara dos Deputados que discutiu a exploração de petróleo na bacia da Foz do Amazonas foi marcada por conflitos entre o interesse econômico e a preservação ambiental na região. A sessão foi solicitada pela deputada Silvia Waiãpi (PL-AP), que é favorável à exploração de petróleo na região amazônica. A exploração foi defendida por outros deputados que participaram do debate. O deputado Gabriel Mota (Republicanos-RR) defendeu a exploração em Roraima. “Se a Petrobras explora ali do lado, na Guiana, por que não pode explorar em Roraima?”, disse. O diretor-executivo do Observatório do Marajó, Luti Guedes, afirmou que a exploração do petróleo não gera riqueza para a população local. “Estamos discutindo propostas de 50 anos atrás”, disse.

Proibição
Projeto de lei na Câmara Municipal de Manaus (CMM) quer proibir o consumo de cigarros eletrônicos e outros dispositivos de fumar em ambientes coletivos. O projeto seguirá para análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara (CCJR).

Direitos
O Ministério Público do Amazonas (MPAM) realizou apresentação do Projeto “Ouvidoria Itinerante”, na cidade de Autazes, Região Metropolitana de Manaus. O objetivo do evento é promover o acesso à justiça e levar conhecimento à população, sobre direitos básicos.

Tribunal 1
Começou a tramitar na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), proposta do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) que extingue o Conselho da Magistratura da estrutura do Poder Judiciário estadual.

Tribunal 2
A proposta cita que o Conselho tem poucos processos para apreciação e julgamento, estes serão distribuídos e sua estrutura então aproveitada em outros setores com maior demanda.

CPI
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura possível fraude contábil na Americanas realiza sua primeira audiência pública nesta terça-feira (6) para ouvir representantes de sindicatos e dos administradores judiciais.

Preso
Exames realizados no ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) descartaram que ele esteja com traumatismo craniano após queda em cela.

Justiça nega pedido de Nikolas e ex da Abin contra indicação de Zanin

blank

(Foto: Rovena Rosa/ABr)

A Justiça do DF negou pedido dos deputados federais bolsonaristas Nikolas Ferreira (PL-MG) e Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-diretor-geral da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), contra a indicação do advogado Cristiano Zanin por Lula ao STF. Os parlamentares pediam a suspensão da indicação. Eles alegam que Lula cometeu desvio de finalidade ao escolher seu ex-advogado para a vaga deixada por Ricardo Lewandowski.

blank

(Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Acidente: Um avião realizou um pouso de emergência e arrastou o bico, parte frontal da fuselagem, na pista do Aeroporto Municipal de Videira, em Santa Catarina.

Lira exonera assessor suspeito

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), determinou exoneração de assessor envolvido em desvios para aquisição de kits de robótica em Alagoas.

Salles desiste de candidatura

O deputado federal Ricardo Salles (PL) afirmou que desistiu de se candidatar a Prefeitura de São Paulo nas próximas eleições municipais, em 2024.

Anúncio