Deputada de Minas, preside Comissão da Amazônia

Ela é a primeira indígena a assumir a presidência de uma comissão no Congresso

Brasília- A deputada Célia Xakriabá (Psol-MG) foi eleita nesta quarta-feira (15) presidente da Comissão da Amazônia e Povos Originários Câmara dos Deputados. Ela é a primeira indígena a assumir a presidência de uma comissão no Congresso. “Não serei somente uma pessoa indígena a presidir a comissão, serão 900 mil cocares que assumem a comissão comigo”, disse a deputada. “Assumir o protagonismo da luta não é assumir a voz de uma parlamentar indígena, mas é assumir as vozes do território”, reforçou. Natural do norte de Minas Gerais, região com predominância do bioma Cerrado, Célia Xakriabá disse que o colegiado não vai se limitar aos temas da Amazônia, mas vai tratar também de restabelecer qualidade de vida para os povos tradicionais, como quilombolas e ribeirinhos em situação de vulnerabilidade.

Concurso
O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (PSC), declarou que o concurso público anunciado para 2024 está mantido e que a Casa cumprirá a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determina que aprovados no último concurso, realizado em 2003, sejam convocados.

Assédio
Tramita na Assembleia Legislativa do Estado (ALE) projeto que cria campanha de prevenção e combate ao assédio sexual nas escolas, universidades e faculdades das redes deensino pública e privada no Estado.

Fabricação 1
A Honda atingiu mais um importante marco e registrou o acumulado de 500 mil scooters produzidas na fábrica de Manaus. O segmento é o que mais cresce em emplacamentos no País.

Fabricação 2
No último ano, foram cerca de 70 mil unidades comercializadas pela Honda e 120 mil em todo mercado. A marca detém quase 60°/. das vendas e é líder absoluta.

Pesquisa
Dois meses desde que tomou posse, o governo Lula (PT) tem sido avaliado de maneira bastante negativa por parte significativa do mercado financeiro, segundo pesquisa da corretora Genial Investimentos e da Quaest.

MP’s
O Novo apresentou, nesta quarta-feira (15), uma PEC para proibir que medidas provisórias possam criar ou aumentar tributos. Apenas neste ano, governo já editou três medidas provisórias sobre matéria tributária.

MPF vai investigar uso de sistema da Abin para monitorar celulares

blank

(Foto: Divulgação/ ABR)

O Ministério Público Federal (MPF) abriu um procedimento para apurar a denúncia sobre o uso de um sistema, pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), para monitorar o celular de cidadãos em governos anteriores. A medida foi assinada nessa terça-feira (14) pelo procurador da República no Distrito Federal Peterson de Paula Pereira. A Abin confirmou, em nota, o uso de um software para monitorar a localização de qualquer pessoa.

blank

(Foto:Reprodução/ Marinha Iraniana)

Revelação: Os Estados Unidos estão “consternados” e “desapontados” com a permissão concedida pelo governo brasileiro para atracação de dois navios de guerra iranianos, disse o chefe da diplomacia americana para América Latina, Brian Nichols.

Ibaneis comemora volta ao cargo

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), comemorou a decisão do ministro Alexandre de Moraes que autorizou o retorno ao cargo.

PSOL quer punir deputado federal

O Psol denunciou o deputado Maurício Marcon (Podemos-RS) na Câmara por quebra de decoro parlamentar. Marcon atacou o povo nordestino.

 

Anúncio