Eleitores entre 16 e 18 anos aumenta 47% desde 2018

O crescimento é creditado às ações da Justiça Eleitoral que promoveu a Semana do Jovem Eleitor, uma iniciativa criada em 2015

Entre janeiro e abril deste ano, o País ganhou 2,042 milhões novos eleitores entre 16 e 18 anos, um aumento de 47% em relação às eleições de 2018 e de 57°/. em relação a 2014. O crescimento é creditado às ações da Justiça Eleitoral, que, entre 14 e 18 de março, por meio do TSE e dos 27 tribunais regionais eleitorais, promoveu a Semana do Jovem Eleitor, uma iniciativa criada em 2015. Em março, 522.471 jovens haviam tirado o título de eleitor. Em abril, o número quase duplicou: 991.415 jovens entraram com o pedido. Com uma novidade. Uma resolução do TSE permitiu que eleitores com 15 anos tirassem o título, mas com poder de voto apenas se completassem 16 anos até o primeiro turno das eleições. As redes sociais do TSE e dos TREs procuraram se comunicar de forma direta com jovens, e contaram para isso com a colaboração de diversas personalidades da internet, clubes de futebol, organizações da sociedade civil, o que foi importante para o aumento do número de eleitores, na opinião da professora de Direito Eleitoral Anna Paula Oliveira Mendes.

Educação

O Ministério Público Federal (MPF) abriu procedimento para acompanhar fiscalização de irregularidades ou indícios de crimes na destinação de recursos oriundos do Fundeb no município de Fonte Boa, interior do Amazonas, nos anos de 2017 e 2018.

Investimentos

O Conselho de Administração da Suframa (CAS) aprovou ontem 31 projetos industriais, de serviços e agropecuários, cuja soma de investimentos totais ultrapassa os RS 515 milhões e prevê a geração de 850 novos postos de trabalho.

Parceria

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) firmou parceria com o Sebrae para oferecer vagas em cursos de formação profissional voltados a mulheres que figuram como vítimas em processos que tramitam nos “Juizados Maria da Penha”.

Trâmite 1

O Tribunal de Justiça do Amazonas registrou a distribuição de 5.305 processos relacionados a trânsito, tanto na área cível quanto criminal, desde o início de 2020 até julho deste ano, incluindo a capital e o interior do Estado.

Trâmite 2

Em 2020, foram 2.145 processos; em 2021, 2.011; e neste ano, 1.149 (até julho), com proporções semelhantes entre o volume distribuído na Comarca de Manaus (em diversas unidades judiciais) e nas comarcas do interior

Impugnação

O Ministério Público Eleitoral pediu a impugnação da campanha de Wilson Witzel à reeleição como governador do Rio de Janeiro. Destituído do cargo após um impeachment em abril do ano passado, o ex-juiz está com os direitos cassados até 2026.

Reeleição

Simone Tebet, candidata à Presidência pelo MDB, afirmou que, se eleita, irá propor o fim da reeleição e que dará “absoluta transparência” ao orçamento secreto. A declaração foi feita nesta quinta-feira, 18, na sabatina da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP).

Festa do Peão de Barretos volta na forma presencial após dois anos

blank

(Foto: Divulgação/Assessoria)

Após dois anos de eventos online devido a pandemia de Covid-19, começou ontem a Festa do Peão de Barretos, no interior paulista, na forma presencial. Nesta 65ª edição vão acontecer mais de 100 shows com grandes nomes da música sertaneja. A festa terá rodeios em touros de diversas modalidades, como cutiano, sela americana, bareback, três tambores e team penning, em quatro competições.

blank

Aeroporto de Congonhas (Foto: Ministério da Infraestrutura)

Concessão – A Aena arrematou o bloco mais esperado do leilão da sétima rodada do programa de concessões aeroportuárias, que incluiu entre os ativos o Aeroporto de Congonhas o segundo mais movimentado do país.

Anúncio