Escritor sugere ‘Espaços de Salvação’ contra tráfico

A criação desses ‘Espaços de Salvação’ fecharia muitas penitenciárias, afirma o escritor amazonense Tenório Telles

Manaus – Entre os Estados que mais matam jovens, o Amazonas precisa buscar na educação a saída para tutelar o jovem, antes dos traficantes de drogas, afirmou o escritor Tenório Telles, membro da Academia Amazonense de Letras (AAL) e doutorando na Universidade de São Paulo (USP). Em entrevista no programa DIÁRIO DA MANHÃ da RÁDIO DIÁRIO, na sexta-feira, 29, ele disse que só a integração entre os poderes (prefeitura, governo e União) e a sociedade civil para pensar um grande projeto de prevenção e resgate de jovens do crime organizado, e citou a criação de ‘Espaços de Salvação’ em áreas de vulnerabilidade social. “É preciso se antecipar (ao tráfico) e construir nas áreas periféricas bibliotecas, porque é isso que vai salvar essas pessoas. Além dos livros, as bibliotecas poderiam ter espaços de mídias, cursos de teatros, cursos de escritores, debates. A criação desses Espaços de Salvação fecharia muitas penitenciárias”, disse Tenório, lembrando que muito raramente os escritores, pesquisadores são chamados por gestores públicos para contribuir em projetos sociais.

Alarmante

O Atlas da Violência 2018 elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) apontou que o Amazonas registrou um aumento de 82,7% no número de homicídios envolvendo pessoas com idade entre 15 e 29 anos.

Mais da metade

A pesquisa do atlas de 2018 foi realizada entre 2006 a 2016, e mostrou ainda que quase 60% dos assassinatos registrados nesse período no Estado foi contra jovens. O índice é maior que a média nacional.

Internautas aprovam

Na entrevista com Tenório Telles, muitos internautas aprovaram o projeto de ‘Espaços de Salvação’ para jovens, ficando entre os assuntos mais comentados nas redes sociais do GRUPO DIÁRIO DE COMUNICAÇÃO.

Para os pais

Ex-morador da Betânia, hoje tomada pelo tráfico, Tenório finalizou a entrevista com um conselho aos pais. “Lutem pelo filho de vocês, se vocês tiverem que ir para guerra por eles, vocês devem ir. E lutem para eles irem à escola. (…) Só o conhecimento pode salvá-los”.

CPI das ONGs

Em tramitação no Senado, o requerimento que cria uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as organizações não governamentais (ONGs) que atuam na Amazônia será tema de entrevista do programa DIÁRIO DA MANHÃ, da RÁDIO DIÁRIO nesta segunda-feira (2).

Anúncio