O robusto crescimento do faturamento do Polo Industrial (PIM) de 14,4% nos dez meses do ano em relação a 2023 mostra o aquecimento da atividade econômica, com reflexos para a arrecadação do Amazonas. O resultado foi bem acima da inflação oficial do período, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplos (IPCA), que acumula 4,76%. No total, o setor fechou em R$ 170,4 bilhões. De acordo com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), o número de empregados também cresceu 8% em outubro, em reação a igual mês do ano passado, com 125,2 mil trabalhadores enquanto que a média mensal atingiu 121,7 mil empregos diretos. Já as exportações somaram US$ 541.54 milhões nos dez primeiros meses deste ano, alta de 14% , sem levar em conta a forte variação cambial nesse intervalo.
Calouros
Os novos calouros da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) serão anunciados nesta sexta-feira (06), na sede da Reitoria, localizada na avenida Djalma Batista, 3.578, Flores, a partir das 9h. No site da UEA, o anúncio será feito a partir do meio-dia.
Controle
O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) em Canutama emitiu recomendação des-tinada a proprietários de bares, controlem, com rigor, o acesso, a presença e a permanência de crianças e adolescentes desacompanhados dos pais ou responsáveis legais.
Veto 1
O governo do Estado vetou parcialmente projeto de lei que pretendia criar o Instituto de Controle Externo Ambiental e de Sustentabilidade do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas.
Veto 2
Segundo o governo, a medida criaria despesa para o Poder Executivo sem estimativa do impacto financeiro e tampouco há demonstrativo de disponibilidade orçamentária.
Guardiões da Floresta
A procuradora da República Janaina Gomes Castro e Mascarenhas instaurou procedimento para acompanhar a execução do Programa Guardiões da Floresta- Bolsa Floresta, no Amazonas, que tem como beneficiárias comunidades tradicionais.
Receita
Os microempreendedores individuais (MEIs), as micro empresas (MEs) e empresas de pequeno porte (EPPs), têm até 31 de janeiro para regularizar dívidas com a Receita Federal.
Unesco reconhece queijo minhas artesanal como patrimônio imaterial
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) decidiu, nesta quarta-feira (4), incluir os modos de fazer o Queijo Minas Artesanal na Lista Representativa do Patrimônio Imaterial da Humanidade. Esta é a primeira vez que os modos de fazer um alimento brasileiro recebem o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. O alimento é feito há três séculos, desde a Colônia.
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) promoveu a “Agenda 2030 e ODS 18: Construindo Futuros Racialmente Justos e Inclusivos”, com a participação de pesquisadores, ativistas e representantes do movimento negro.