Frente pelo desarmamento será instalada no Senado

O colegiado também se reúne para eleição da comissão executiva

Brasília – Será instalada hoje a Frente Parlamentar pelo Desarmamento que tem o objetivo de promover debates sobre o tema no Congresso Nacional e atuar em favor do desarmamento no Brasil. Além da instalação, o colegiado se reúne para eleição da comissão executiva, para a deliberação do estatuto e para o ato de adesões à frente parlamentar. A Frente Parlamentar pelo Desarmamento foi criada a partir do projeto de resolução da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), aprovado no Senado em 2021, e motivado por quatro decretos do presidente Jair Bolsonaro, editados em fevereiro do mesmo ano, que ampliaram a regulamentação para compras de armas e munições no país.O grupo será integrado, inicialmente, por senadores e senadoras que assinarem a ata de sua instalação, depois outros parlamentares, a nível federal, podem fazer parte da frente assim como organizações sociais e entidades civis.

Proteção

Cinco meses após o encerramento da CPI da Pandemia no Senado, o senador Omar Aziz – que presidiu a Comissão – deixou de lado um assunto alvo do colegiado: a falta de oxigênio no Amazonas que causou a morte de dezenas de pessoas no Estado em janeiro do ano passado. Aliado do governador do Amazonas Wilson Lima, Aziz tentou manter o chefe do Executivo do Estado fora do relatório da CPI.

Estradas

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra) firmou convênio com a Prefeitura de Codajás pelo valor de R$ 11,1 milhões para reconstrução da estrada que liga Codajás a Anori.

Lançamento

No próxima quarta-feira, 23, o ex-vice-governador do Amazonas Samuel Hanan e seu filho o empresário Daniel Falcone Hanan, lançam o livro ‘Brasil: Um Pais à Deriva’, pela Editora Valer). A obra foi escrita pelos dois e o evento será no Auditório des. Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro, em anexo à sede do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).

Cobrança 1

O deputado estadual Wilker Barreto usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado (ALE) para repercutir o vazamento no telhado do Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio durante a chuva que alugou refeitório no hospital.

Cobrança 2

O parlamentar afirmou que o problema estrutural contrasta com os investimentos anunciados pelo Governo, como o projeto de reforma do hospital que já custou mais de R$ 16 milhões aos cofres públicos.

Aproximação

A deputada federal Marília Arraes (PT-PE) conversou ontem com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os dois se encontraram em São Paulo e falaram sobre a política nacional.

Negativa

Anunciada como candidata ao Senado pelo Amapá, a ministra Damares Alves, telefonou para o presidente nacional do partido Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP), informando que não será “candidata a nada”.

Governo lança medidas de incentivo à produção de biometano

blank

O presidente Jair Bolsonaro participou ontem do lançamento de medidas de incentivo à produção e ao uso sustentável do biometano. O combustível renovável é obtido pela purificação do biogás e pode substituir o gás natural, o diesel e a gasolina. Após entrevista no jardim do Palácio da Alvorada, Bolsonaro dirigiu um trator movido a biometano até o Palácio do Planato.

blank

Ocupação A taxa de desocupação no Brasil diminuiu 0,9 ponto percentual no período entre novembro de 2021 e janeiro de 2022 em comparação com o trimestre anterior, que foi de agosto a outubro do ano passado. É a menor taxa para o período desde 2016.

Anúncio