Gestores querem coordenação contra crise de oxigênio

Representantes do Ministério da Saúde e do Ministério Público Federal querem solucionar os problemas de abastecimento de oxigênio para hospitais públicos e privados do País

Manaus – Representantes do Ministério da Saúde e do Ministério Público Federal defenderam a integração entre os setores público e privado e uma coordenação de planejamento entre as três esferas de governo para solucionar os problemas de abastecimento de oxigênio para hospitais públicos e privados em todo o País. A crise atinge tanto a oferta do produto quanto dos cilindros de armazenamento. Em audiência, nesta quinta-feira (25), da comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha ações de combate ao novo coronavírus, o secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Luiz Otavio Franco Duarte, afirmou que uma circular do dia 16 de março orienta secretários municipais e estaduais a cobrarem das empresas contratadas um plano de contingência para a entrega do oxigênio. Ele não descartou a utilização de requisições administrativa para conseguir o produto. Assessor da Secretaria Executiva da pasta, Ridauto Fernandes apontou que o maior gargalo está nos pequenos hospitais e nas Unidades de Pronto Atendimento.

Reforma

No âmbito da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) foi contratada a empresa A. F. Construtora Ltda. pelo valor de R$ 223.939,02 para obras e serviços de engenharia, para a reforma do Centro de Apoio ao Turista (CAT) Eduardo Ribeiro, em Manaus.

Clínicas

O deputado federal Capitão Alberto Neto (Republicanos) enviou um requerimento ao Ministério da Saúde, no qual cobra o posicionamento do órgão sobre a iminência do fechamento de clínicas de hemodiálises no País.

Saúde

Deputado estadual Tony Medeiros (PSD) cobrou instalação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no interior do Amazonas.

Auditoria

A Manaus Previdência planeja implantar em 2021 o primeiro manual de compliance entre os órgãos da administração pública municipal. A instituição já promove na prática diversos procedimentos em consonância com a política de compliance, como a adoção de planejamento estratégico, auditoria interna e código de ética.

Anúncio