Governador ataca prefeito e tenta desviar a crise da saúde

O governador Wilson Lima lançou novo decreto para fechar as atividades comerciais e novamente tenta jogar a culpa pela crise na saúde no atendimento básico, ao mirar a Prefeitura de Manaus

Manaus – O governador Wilson Lima lançou novo decreto para fechar as atividades comerciais quando a situação se mostra novamente fora de controle para conter o avanço da pandemia, com leitos de UTIs à beira do colapso. E novamente tenta jogar a culpa pela crise na saúde no atendimento básico, ao mirar a Prefeitura de Manaus. A complexidade da doença exige um serviço eficaz no topo, onde ocorre o estrangulamento dos casos críticos, área sob responsabilidade do Estado. O prefeito Arthur Neto já havia anunciado o cancelamento das celebrações da passagem de ano para evitar contaminação. A capital entrou no noticiário mundial não por causa de Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde são atendidos casos simples, mas pela falta de assistência ao cidadão no sistema de alta complexidade, onde a falha grave da rede de atendimento resultou em muitas mortes de pacientes até na recepção dessas unidades, que sequer deram entrada. A situação da saúde se mantém terminal no Amazonas, alvo de esquemas de corrupção e sob investigação federal..

Transparente 1

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) aderiu e está apoiando a proposta de criação do Dezembro Transparente. Neste ano, desde o último dia 9 de dezembro, Dia Internacional de Combate à Corrupção, está sendo proposta a definição de um mês do ano permanentemente dedicado à consolidação da cultura da transparência no Brasil, visando à integridade e à prevenção à corrupção.

Transparente 2

Para a campanha, o Instituto ‘Não Aceito Corrupção’, idealizador da iniciativa, convidou as instituições Transparência Internacional, Transparência Brasil e Transparência Partidária para que pudessem dar as mãos e construir, juntamente com outras entidades, o Dezembro Transparente.

Frente

A Assembleia Legislativa do Estado (ALE) instituiu a Frente Parlamentar de Combate à Depressão, ao Suicídio e à Automutilação mediante aprovação e promulgação de Projeto de Resolução Legislativa.

Proposta

De autoria do deputado estadual João Luiz (Republicanos), a proposta teve pareceres favoráveis da Mesa Diretora e das comissões de Constituição, Justiça e Redação; de Assuntos Econômicos e de Saúde e Previdência.

Anúncio